Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de março de 2018

Sapateiro

Sapateiro” é um vídeo que integra o sistema multimédia do Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, constituindo um complemento visual ao discurso museográfico produzido para o ofício de Sapateiro.

Sinopse: Uns sapatos ou umas botas de um bom couro davam para toda uma vida. Usavam-se ao domingo, nas festas ou em ocasiões mais solenes.
No dia a dia metia-se nos pés uns grosseiros socos de pau que amassavam o estrume das “côrtes” dos animais e a terra cavada e alagadiça dos campos agrícolas.
Ao sapateiro estava reservada a arte mais nobre, a ele se encomendava ou mandava consertar o calçado fino; ao soqueiro mandava-se fazer o calçado de trabalho e de uso quotidiano.


Sem comentários:

Enviar um comentário