Na abertura do ano lectivo, muitas escolas no distrito continuam ainda à espera de receber as obras necessárias. Foi já há dois anos que os contratos de concessão foram assinados entre várias autarquias e a secretária de estado da educação, mas alguns casos as obras ainda nem começaram.
Em relação à escola sede de Agrupamento de Torre de Moncorvo, houve atrasos na aprovação do projecto, no valor de 2 milhões e meio de euros que, segundo o director do agrupamento, Luís Rei, já estará aprovado e dentro de pouco tempo será lançado o concurso para realização da obra:
“A obra está atrasada em dois anos e são os aspectos burocráticos que têm atrasado as obras. Numa primeira fase devido ao atraso da aprovação da parte da DGEsTE (Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares) e posteriormente da CCDR-N (Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte). No entanto, o projecto já está aprovado e dentro de muito pouco tempo será lançado o concurso internacional para realização da obra”, referiu Luís Rei.
O edifício da EB 2/3 e secundária Dr. Ramiro Salgado já tem 35 anos e nunca recebeu obras de requalificação e os problemas são já muitos, como referiu Luís Rei:
“A rede da água, a rede eléctrica, as coberturas, as caixilharias e os próprios pisos são as obras mais prioritárias que a escola precisa urgentemente. Existem algumas salas que têm alguns problemas de infiltração que já não obedecem aos requisitos mínimos, e em caso particular posso referir que há duas salas que quando a chuva é mais forte há infiltrações. O mesmo se passa com o pavilhão polivalente”, acrescentou o director do agrupamento.
No caso de Mirandela, as obras na secundária estão a realizar-se por fases, estando já pronta a requalificação de dois dos blocos, como explicou a presidente do município de Mirandela, Júlia Rodrigues:
“O pavilhão de desporto e o Bloco 1 da escola Secundária já estão concluídos, ao contrário da rede de escolas primárias da rede básica do Convento que foram concretizadas e que vão abrir neste ano lectivo”, disse Júlia Rodrigues.
A conclusão desta obra está prevista para Junho de 2019. Ainda no distrito foi lançado no início da semana o concurso para a requalificação e modernização das instalações da escola básica e secundária de Miranda do Douro, uma obra no valor de mais de 1 milhão de euros.
Em Vila Flor e Carrazeda de Ansiães as obras nos estabelecimentos escolares já começaram.
Em Setembro de 2016, a secretaria de estado da educação assinou ainda contratos para a realização de obras nas escolas de Alfândega da Fé, Mogadouro e Vinhais, que ainda não avançaram.
Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário