Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Escritor de Moncorvo que escreveu em espanhol motiva colóquio internacional em Coimbra

Um colóquio sobre Francisco Botelho de Morais e Vasconcelos, um escritor natural de Torre de Moncorvo, que viveu entre finais do século XVII e meados do Século XVIII  e  produziu toda a sua obra literária em castelhano, vai ser realizado na Universidade de Coimbra sobre a coordenação do historiador Carlos d’Abreu.
O colóquio anda a ser preparado há 2 anos, mas só agora encontrou a Universidade de Coimbra como o local onde será realizado já nos próximos dias 27 e 28 de Setembro.

Francisco Botelho de Morais e Vasconcelos  (1670-1747), foi um poeta português que escreveu na Língua Castelhana, tendo convivido e ombreado com notáveis intelectuais espanhóis do seu tempo.

O poeta de Torre de Moncorvo conheceu a fama em vida, foi alçado à condição de Académico Honorário da Real Academia Española, legou-nos uma profícua e inovadora obra poética e literária e fundou na sua terra natal uma academia literária, da qual aqui procuraremos dar notícia incluindo a apresentação de um manuscrito inédito de autoria de alguns dos seus membros.

Não obstante, é um autor insuficientemente conhecido no âmbito dos Estudos Ibéricos.

Sem comentários:

Enviar um comentário