Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Politécnico de Bragança aguarda chegada de 17 estudantes do Bangladesh

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) aguarda a chegada de 17 estudantes do Bangladesh, resultado de uma parceria solidária entre a instituição de ensino superior transmontana e a Fundação Maria Cristina, divulgaram hoje os responsáveis.
O vice-presidente do IPB, Luís Pais, disse hoje à Lusa que "já foram selecionados 17 candidatos" e que os estudantes aguardam apenas pelos vistos para viajarem para Bragança e frequentarem as três licenciaturas que o politécnico tem integralmente em inglês: Gestão de Negócios Internacionais, Engenharia Informática e Engenharia Química.

A iniciativa partiu da Fundação Maria Cristina, criada há 13 anos pela portuguesa Maria da Conceição, e abrange alunos que fazem parte do programa de Educação Superior, inserido na missão de "quebrar o ciclo de pobreza de mais de cem famílias" do bairro de Gawair, em Dhaka, no Bangladesh.

A filantropa portuguesa confrontou-se com esta situação, em 2005, numa viagem ao serviço da Emirates Airlines, onde era hospedeira e, desde então, dedicou-se a esta comunidade com um programa para ajudar, sobretudo as mais de 600 crianças, como divulgou a fundação.

Maria da Conceição ficou conhecida pelas provas em que tem participado para angariar fundos para esta causa e que já lhe valeram oito recordes mundiais, tornando-se na primeira mulher portuguesa a conquistar o Evereste e a chegar ao último grau do Pólo Norte e Sul.

Falhou a travessia do canal da Mancha, mas alcançou mais um objetivo com as primeiras bolsas de estudo para os jovens agora aguardados no politécnico de Bragança.

O protocolo entre o IPB e a Fundação foi assinado há um ano e os candidatos estão selecionados à espera da avaliação dos requisitos e conclusão dos processos para a emissão de vistos junto das embaixadas, como explicou à Lusa o vice-presidente do politécnico.

O ano letivo começa na segunda-feira e a receção oficial aos novos alunos está marcada para 09 de outubro, mas as partes ainda não sabem quando é que os estudantes do Bangladesh poderão viajar para Bragança.

O politécnico de Bragança tem a maior percentagem de estudantes estrangeiros a nível nacional, com 2.000 entre os mais de 7.000 alunos, e mais de 70 nacionalidades representadas.

Em anos anteriores, segundo Luís Pais, o IPB já teve estudantes do Bangladesh, mas não em tão grande número, nem nesta condição que resulta de uma ação solidária.

Estes 17 jovens são os primeiros a frequentar o Ensino Superior no âmbito deste apoio da Fundação Maria Cristina.

Falta agora assegurar os fundos para completar os estudos das oitenta e sete crianças que ainda se encontram no programa, tendo já quarenta e quatro completado os estudos secundários, segundo indicou à Lusa.

Além das ações da fundadora, a fundação aceita também donativos, nomeadamente para patrocinar os estudos de um aluno.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário