O Castro de São João de Arribas, próximo de Aldeia Nova, concelho de Miranda do Douro está a ser alvo de uma campanha de escavações arqueológicas. Esta é a terceira campanha e conta com a ajuda de uma equipa de voluntários de estudantes universitários.
Mónica Salgado é uma das arqueólogas coordenadoras do projecto e refere que estão a ser encontradas algumas peças
“Sim, estamos a encontrar, sobretudo, peças de cerâmica, alguns metais e moedas. O campo está a decorrer bem e os voluntários estão a gostar. Estamos a encontrar estruturas auto-medievais, algumas sigillatas da época romana e a recolher alguns dados. Vamos tentar que haja algum espaço em Aldeia Nova onde as peças possam ficam expostas para quem visita o local. E mesmo aqui, no local, vamos deixar algumas estruturas visíveis com painéis explicativos. No entanto, este projecto é para um futuro longínquo de três a quatro anos. Isto porque consideramos que o património é de todos mas sobretudo das pessoas que habitam os lugares”, contou Mónica Salgado.
O projecto de investigação plurianual é realizado através de operações de baixo impacto e procura encontrar indícios de ocupação romana.
“As escavações são para tentar compreender a ocupação humana do local. Segundo os historiadores tem uma ocupação romana e da idade do ferro. Estamos a identificar estruturas auto medievais entre o século V até ao séc. IX depois de Cristo e algumas estruturas de época romana, pós-imperial, até ao séc. IV e V, tudo muito tardio”, acrescentou a arqueóloga.
As primeiras escavações começaram em 2016 e a terceira campanha de prospecção vai decorrer até ao 15 de Setembro. O castro de S. João das Arribas está classificado como monumento nacional desde 1910 e situa-se no Parque Natural do Douro Internacional.
Conhece AQUI o projeto.
Escrito por Brigantia
Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário