Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

A nova moda

A grande comunicação social, por alinhamento político, ou por falta de perceção da realidade, tem vindo a suportar a mais recente moda do tempo: o Estado vem falhando, mesmo fragorosamente. A uma primeira vista, só o Estado, daqui se deduzindo que sem este tudo estaria no melhor dos mundos. Mas trata-se, como qualquer um sabe, de uma afirmação sem nexo nem fundamento. 

Começou por se dizer que o Diabo acabaria por aqui chegar, mas a verdade é que quem acabou por seguir para o exterior da política ativa foi Pedro Passos Coelho. É verdade que acabou por ir para catedrático, embora apenas convidado. Perante aquele falhanço estrondoso, sempre sem que o Diabo, ao menos, de si nos desse um calorinho na zona do vermelho, aí nos surgiram as oportunidades de Pedrógão, depois a de Outubro, há pouco a de Borba, e, infelizmente, a mais recente do helicóptero do INEM, por via do que perderam a vida três portugueses e um espanhol, grande amigo e de há muito.

Dentro do que se tornou habitual nos meios políticos sem eira nem beira, aí nos surgiram notícias a esmo, sempre pedindo responsabilidades, mesmo que doa a quem doer. Ainda sem nada concluído em termos definitivos, de pronto nos surgem corrupios de pré-culpados, sejam concidadãos ou instituições. E, como há muito se percebe, a concorrência entre as televisões encarrega-se de ir destruindo a imagem da estrutura democrática do País, não admirando que os portugueses acabem descrentes quanto ao valor da mesma. A chuva de disparates que se vão podendo escutar ultrapassa, em muito, os anunciados estragos do El Niño.

Lamentavelmente, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa também tem dado, neste domínio, alguma contribuição, sempre apontando, e com veemência, os casos em que, segundo o seu ponto de vista, o Estado tem falhado. Simplesmente, eu nunca lhe ouvi uma tal referência aos fantásticos prejuízos causados a quase todos os portugueses na sequência dos casos BCP, BPP, BPN, GES/BES, BANIF, etc., etc.. Nem lhe escutámos uma preocupação para com os que aplicaram as suas poupanças em tais estruturas e se viram delapidados.

O problema é que BCP, BPP, GEES/BES, BANIF e tudo o resto que se conhece nada tem de estadual, antes de privado. Um privado que se foi movendo por onde pudesse dar lucro. E não deixa de ser simplesmente fantástico olhar o sempre referido caso Madoff, ao mesmo tempo que por cá o que nos é dito é que os casos similares são muito complexos, talvez não vindo a dar em nada... O problema é que nestes casos (quase) nunca referidos pelos nossos detentores de soberania não foi o Estado que falhou, mas sim os interesses privados. Simplesmente, também aqui o calado parece ser o melhor.

E tenho de concordar com a graça de hoje de Alfredo Barroso: se o Estado não para de falhar, será lógico que o representante supremo do Estado deixe as suas funções. A Lógica, de parceria com a cultura e o humor, por vezes, produzem coisas engraçadas, até com um forte fundo de verdade...



Hélio Bernardo Lopes
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário