Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 1 de dezembro de 2018

Museu do Castelo vai ser uma realidade em Torre de Moncorvo

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo está a implementar o Museu do Castelo nas estruturas arqueológicas do castelo, no centro histórico da vila.
O Museu do Castelo faz parte de uma candidatura do Município de Torre de Moncorvo ao Programa Operacional Regional do Norte. Engloba um investimento no valor de 561 800,00€, cofinanciados em 85%.

O presente projeto pretende criar um percurso museológico que terá início pela porta da traição a que se acede através de escadas. Ao entrar no “castelo”, além de vitrines com espólio exposto e maquete do castelo, o público terá acesso a informação escrita, áudio e vídeo que dará a conhecer a evolução do castelo ao longo do tempo (sec. XII – XXI), o visitante pode ainda percorrer o troço de muralha do sec. XIII continuando até às fundações das antigas torres.

No decorrer da obra foram encontrados achados arqueológicos importantes, entre eles um balestreiro idêntico ao que está situado junto da porta da traição, a parede poente e parte da parede norte e sul da torre poente do castelo, uma estrutura em lajeado junto à torre poente e o fosso do castelo, que levaram a um estudo mais aprofundado dos achados e trabalhos adicionais que não estavam previstos em projeto.

A obra teve suspensa para readaptação do projeto às novas estruturas descobertas, tendo sido retomada e com data prevista de conclusão em 2019.

Nota de Imprensa - Luciana Raimundo

Sem comentários:

Enviar um comentário