Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Abutre recuperado vai ser devolvido à natureza no festival ArribAves

A partir de hoje e até domingo, está de regresso ao Parque Natural do Douro Internacional, o ArribAves.
Com a maioria da programação concentrada na aldeia de Urrós, concelho de Mogadouro, a iniciativa inclui observação e identificação de aves, anilhagem, actividades para crianças, tertúlias, passeios de barco e visita às bodegas da aldeia.

“Coincide com o fim-de-semana em que se celebra o dia internacional do abutre e queremos dar alguma enfâse a isso. E como momento comemorativo, vamos ter a devolução à natureza de um abutre. Temos também uma tertúlia aberta a quem quiser participar e vamos falar das infra-estruturas humanas, como trazem consequências boas ou más para avifauna”, disse Ana Morais da associação Montícola, uma das entidades organizadoras.

A iniciativa chama sempre muitos visitantes e pretende promover o território, bem como sensibilizar para a preservação dos habitats naturais em particular das aves de rapina.

“A maior parte do público vem de fora, do Porto, este ano também temos bastantes pessoas de Lisboa. Em anos antes também tivemos participação de holandeses e espanhóis”, referiu.

O festival ArribAves começa hoje (sexta-feira) com um percurso de interpretação da paisagem rural e observação de aves com prova de produtos regionais. Um dos pontos altos da iniciativa, que decorre até domingo, será a devolução à natureza de uma ave selvagem que foi tratada no Centro de Recuperação de Animais Selvagens da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Escrito por Brigantia
Foto: Pedro Rega
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário