Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

IPB reuniu investigadores de todo o mundo para discutir segurança e qualidade alimentar

O Instituto Politécnico de Bragança recebeu uma conferência internacional sobre “modelagem preditiva em alimentos”.
A microbiologia produtiva, a segurança e a qualidade dos alimentos foram os temas debatidos na conferência. Úrsula Barron, investigadora do Centro de Investigação de Montanha do IPB, diz que o objectivo do congresso é incentivar os investigadores a desenvolver a microbiologia em Portugal.

“Sendo a microbiologia preditiva uma ferramenta importante para assegurar a segurança alimentar, este congresso tem sido uma forma de incentivar que outros investigadores façam mais pesquisa nesta área”, adiantou.

Esta já é a décima primeira edição da conferência internacional, que acontece de dois em dois ano e que acolheu cerca de 60 investigadores. Este ano, a novidade foi uma mesa redonda onde foi debatido como melhorar a qualidade dos produtos regionais. Beatriz Silva, investigadora do CIMO, está neste momento a descobrir conservantes naturais que possam ser inseridos no queijo. “Escolhemos o queijo por ser um produto desta zona, então tentamos utilizar algo que fizesse sentido para a região e promover um pouco a parte dos conservantes naturais, que também poderão ser usados desta zona como óleos essenciais e extractos de plantas”, destacou.

Sara Fernandes, também investigadora do IPB, estuda microorganismos alojados na carne e que são prejudiciais à saúde e explica que é importante perceber como a carne é contaminada.

A conferência internacional, que acontece pela primeira vez no IPB, de 17 a 20 de Setembro, foi composta por 10 sessões e acolheu cerca de 60 investigadores. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário