Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Feira do Naso e Feira do Azinhoso começam este fim-de-semana e valorizam o burro Mirandês

Celebrar o burro mirandês é o grande propósito de duas iniciativas que acontecem este fim-de-semana.
Uma delas é a Feira do Naso, que decorre hoje, em Miranda do Douro, e a outra é a Feira do Azinhoso, que acontece domingo, em Mogadouro.

“O que se pretende é valorizar o burro enquanto uma espécie, um animal, que devemos ter muita atenção. É talvez dos animais domésticos que há mais tempo acompanha o homem, há cerca de 6 mil anos atrás e que há mais tempo o acompanha nas tarefas agrícolas. Hoje em dia, o seu papel está transformado. Já não é somente um animal de trabalho, é também um animal de companhia, pode ser utilizado em sessões de terapia com as crianças”, explicou Miguel Nóvoa, presidente da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, uma das entidades organizadoras.

Quanto a Feira do Naso, que acontece hoje, na aldeia da Póvoa, pretende-se avaliar o estado actual da raça e dar aos criadores a oportunidade de mostrar o esforço que vêm desenvolvendo na sua selecção. A feira conta ainda com uma mostra nacional da raça e com a eleição dos melhores.

No que toca à Feira do Azinhoso, que acontece na aldeia com o mesmo nome, em Mogadouro, diz-se que remonta a 1287. Um dos principais interesses nesta feira, que decorre amanhã e domingo, é a mostra e desfile de burros.

No país há perto de 700 exemplares do burro de Miranda.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário