Celebrar o burro mirandês é o grande propósito de duas iniciativas que acontecem este fim-de-semana.
Uma delas é a Feira do Naso, que decorre hoje, em Miranda do Douro, e a outra é a Feira do Azinhoso, que acontece domingo, em Mogadouro.
“O que se pretende é valorizar o burro enquanto uma espécie, um animal, que devemos ter muita atenção. É talvez dos animais domésticos que há mais tempo acompanha o homem, há cerca de 6 mil anos atrás e que há mais tempo o acompanha nas tarefas agrícolas. Hoje em dia, o seu papel está transformado. Já não é somente um animal de trabalho, é também um animal de companhia, pode ser utilizado em sessões de terapia com as crianças”, explicou Miguel Nóvoa, presidente da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, uma das entidades organizadoras.
Quanto a Feira do Naso, que acontece hoje, na aldeia da Póvoa, pretende-se avaliar o estado actual da raça e dar aos criadores a oportunidade de mostrar o esforço que vêm desenvolvendo na sua selecção. A feira conta ainda com uma mostra nacional da raça e com a eleição dos melhores.
No que toca à Feira do Azinhoso, que acontece na aldeia com o mesmo nome, em Mogadouro, diz-se que remonta a 1287. Um dos principais interesses nesta feira, que decorre amanhã e domingo, é a mostra e desfile de burros.
No país há perto de 700 exemplares do burro de Miranda.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário