Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

IPSS Obra Social Padre Miguel, em Bragança, pode vir a ser ampliada

O edifício da Obra Social Padre Miguel, em Bragança, pode vir a ser ampliado com mais dois pisos.
O Centro Social, com a empreitada, pode vir a albergar mais 36 pessoas enquanto o Centro Residencial, com mais 14 suites, pode vir a acolher mais 28 pessoas. Um investimento de cerca de 2 milhões de euros que sem fundos nacionais não é possível.

“Cada piso a aumentar nas actuais instalações ficam num milhão de euros. A Segurança Social e o Ministério da Saúde têm fundos próprios, até porque foi agora publicado um programa de apoio a estas estruturas sociais, e é nisso que nos estamos a apoiar e, normalmente, estes apoios podem ascender até 70%”, explicou Manuel Pereira, reeleito presidente da instituição.

Manuel Pereira considera que esta empreitada é importante para o concelho, uma vez que as instalações já não são suficientes para responder ao número de solicitações. A lista de espera é extensa e o objectivo é criar condições para acolher mais pessoas.

Em marcha está ainda um projecto para a construção de um centro para pessoas com demência, avaliado num milhão e meio de euros. O plano ainda não foi aprovado pela câmara, mas Manuel Pereira tem esperanças que seja autorizado no primeiro trimestre deste ano.

“A esperança média de vida cada vez aumenta mais e nós vamos perdendo faculdades. Como em Bragança, oficialmente, não há nada destes centros sociais de demência nós temos o projecto, praticamente pronto, e pensamos que, no limite, no primeiro trimestre está aprovado. Mas isso não impede que se amanhã abrir o concurso para candidaturas para instituições com demência, nós não possamos já concorrer”, disse.

Neste momento, ainda não foi anunciada a abertura do concurso para as IPSS se poderem candidatar aos fundos nacionais, por isso ambos os projectos estão pendentes. 


Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário