Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 17 de março de 2020

Brigantinos no estrangeiro relatam como se vive a pandemia

O coronavírus continua a propagar-se pelo país e por várias partes do mundo. Em diversos pontos do planeta há brigantinos a viver e a trabalhar e que, nesta altura, estão assim a experimentar outra realidade da pandemia.
Jorge Pires é comissário de bordo e está em Berlim, na Alemanha, há mais de um ano. O jovem de Bragança conta que os alemães “parecem calmos” perante a doença mas que “há menos gente na rua”.

Quanto a medidas sublinha que “quando se entra nos transportes públicos faz-se pela porta de trás, de forma a evitar contacto com o condutor”, de resto “parece tudo normal”. “Está quase toda a gente a ficar em casa”, afirmou.

A empresa para a qual o brigantino trabalha tem continuado a fazer vários voos mas há muitos que foram cancelados. “Tem havido muito menos procura. Só se fazem certos voos de salvamento para países como Itália”, confirmou. Jorge Pires contacta diariamente com centenas de pessoas mas diz que não tem grandes receios porque “a empresa toma todas as medidas de segurança”.

Sandra Pires também é natural de Bragança e está em França. Em Paris trabalha como contabilista. Antes da declaração de quarentena as pessoas continuavam a sair à rua em grande número, mas havia um grande alarme social.

“As pessoas continuam a sair à rua em grande número”, mas há um grande alarme social. “As pessoas parecem malucas. Compram tudo: leite, arroz, massa... já não há nada e as filas nos supermercados são muito grandes”, explicou.

Em França, tal como em Portugal, há escolas fechadas e não se sabe até quando. Ainda assim, os pais podem ficar com os filhos em casa porque há apoio, por parte do Governo, nestas situações.

“Por enquanto não sabemos até quando estarão fechadas as escolas mas podemos ficar em casa, em teletrabalho e a tomar conta dos nossos filhos. O Governo disse que seremos pagos da mesma forma”, disse ainda a brigantina.

Para já é este o cenário vivido em Berlim e em Paris, cidades de onde nos chegam as declarações de dois brigantinos que por lá fazem vida. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário