Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de março de 2020

Coronavírus: pais preocupados porque não sabem com quem deixar os filhos

A decisão de encerrar as escolas, como medida de contingência, devido ao novo coronavírus, parece agradar a todos.
Ainda assim, os encarregados de educação brigantinos mostram-se preocupados porque não sabem a quem deixar os filhos, ainda menores. Alguns dos pais dizem que vão mesmo recorrer ao apoio da segurança social. “Ainda estou a tentar tomar uma decisão. Caso tenha que trabalhar, de manhã ainda tenho o meu marido para ficar com o nosso filho mas à tarde tenho que arranjar uma solução se não vou ter que meter baixa”, contou uma encarregada de educação. “Fica com o pai, vai usufruir ele da situação que o Estado vai garantir”, referiu outra encarregada de educação.
Os pais que recorram ao apoio, porque têm filhos com menos de 12 anos, vão receber 66% do seu ordenado mas o valor não agrada a todos. “Isso é muito pouco mas primeiro a saúde. Depois, economicamente, vamos tentar dar a volta”, disse uma encarregada de educação. “Devido às condições em que está o país... tem que se aguentar”, contou um outro encarregado de educação.
Sandra Macieira é auxiliar educativa numa escola de Bragança. Apesar da escola onde labora estar encerrada, tem que ir trabalhar na mesma. Não tem a quem deixar os filhos e queixa-se que o valor do apoio é muito pouco para ficar em casa a cuidar deles. “Tenho que ficar em casa mas tenho que ver se o consigo deixar com alguém porque outros dias tenho que trabalhar porque não posso ficar sem receber. Concordo que as escolas fechem mas deviam ter a capacidade de um dos pais poder ficar em casa e receber o ordenado total”, explicou uma mãe. “
As escolas estão encerradas a partir de hoje e, pelo menos, até dia 9 de Abril, como forma de prevenir a propagação da pandemia.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário