Esta é a recomendação apresentada pela comissão ao Governo, depois da reunião que a entidade em causa teve no sábado. Segundo declarações que prestou, ontem, à SIC, o presidente da Comissão Distrital de Protecção Civil de Bragança confirmou que, por estes dias, vários espanhóis atravessaram a fronteira e entraram no país. Francisco Guimarães receia que a situação de entrada se agrave na altura da Páscoa. “Tivemos que conhecimento que, efectivamente, uma grande quantidade de espanhóis veio ao nosso distrito. Isso quer dizer que a nossa recomendação fazia sentido e daí o nosso apelo ao Governo para que se encerrassem as fronteiras e que houvesse um controlo físico”.
Francisco Guimarães mostra-se preocupado e diz que há efectivos para que as fronteiras possam ser fechadas. “Nem monitorização existe nesta fronteira de Quintanilha e aqui é o exemplo daquilo que não está a ser feito e que nos preocupa imenso. Não é uma questão de efectivos para encerrar, porque não se trata de os não ter”.
Ainda ontem, o primeiro ministro, António Costa, depois de uma reunião com Pedro Sánchez, primeiro-ministro de Espanha, e com Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, anunciou que será proibida a passagem de pessoas para efeitos de turismo e lazer. O distrito tem seis concelhos que fazem fronteira com Espanha e o eventual fecho das fronteiras será avaliado hoje pelos ministros da administração interna e da saúde da União Europeia.
A comissão recomenda ainda ao Ministério da Cultura para encerrar todos os espaços e equipamentos, pelo período em que vigorar o estado de alerta, e ao Ministério da Administração Interna pediu que considere a possibilidade de condicionar o atendimento público, com excepção dos casos de extrema urgência, dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.
Escrito por Brigantia
Foto: CCDRN
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário