Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de março de 2020

Laboratório de Montanha Graça Morais instalado no Instituto Português do Desporto e Juventude em Bragança

Uma parte do edifício do Instituto Português do Desporto e Juventude em Bragança vai ser utilizado para o desenvolvimento das actividades do Laboratório de Artes na Montanha Graça Morais.
É o resultado de um protocolo assinado entre o IPDJ e o Politécnico de Bragança que permite garantir um espaço onde possa prosseguir o trabalho de investigação sobre a obra da pintora transmontana.

“O laboratório destina-se a estabelecer pontes entre aquilo que é a formação, a criação artística, a investigação e disseminação de resultados”, explicou António Meireles, coordenador do Laboratório de Artes na Montanha Graça Morais.

Segundo o responsável, a disponibilidade de um espaço era importante tendo em conta que até agora o trabalho era feito em locais dispersos e também porque a equipa está a ser alargada.

“Neste momento, em permanência, temos uma equipa de 5 pessoas e esta equipa está a ser constantemente alargada. O nosso trabalho desenvolve-se por todo o lado, precisávamos de um espaço físico”.

Devido ao laboratório ocupar a parte inferior do edifício do IPDJ, a associação ENZONAS, que ali ocupava uma sala, teve que sair do espaço. Alberto Lebreiro, presidente da associação, diz que vai desocupar a sala ainda hoje e que agora não têm local para se instalarem.

"Agradecemos todos estes anos que estivemos lá, só que fomos apanhados de surpresa. Recebi um telefonema na segunda-feira, pediram-me para sair com alguma urgência e eu disse que antes de sexta-feira não conseguiria. Precisamos de uma espaço para receber os associados e para os receber".

O Laboratório de Artes na Montanha Graça Morais foi criado em 2018. O projecto pretende estudar e documentar a obra da pintora e de outros artistas, divulgar e promover a criação artística, desenvolver formação curricular inovadora e criar uma rede transfronteiriça de investigação artística de montanha.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro/Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário