Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

“Fazer telha”, um video produzido pelo Museu da Memória Rural

“Fazer Telha” é um trabalho videográfico realizado e montado pelo Museu da Memória Rural de Carrazeda de Ansiães , aquando da inauguração de um núcleo museológico destinado a preservar a memória da construção de telha artesanal, actividade tão característica desta vila duriense entre finais do séc.XIX e meados do séc. XX.

Na primeira metade do séc. XX, a zona situada entre a aldeia de Luzelos e as portas da vila de Carrazeda de Ansiães chegou a concentrar sete unidades artesanais de fabrico de telha tradicional. Foi uma atividade que marcou a história do trabalho destas duas localidades, ficando a lembrança desse passado agora imortalizada no projeto de musealização de uma das telheiras que conseguiu sobreviver ao processo de abandono desta antiga actividade, abandono esse que ocorreu com o desenvolvimento tecnológico das últimas cinco décadas.





Este vídeo é a tentativa de reconstrução de todo esse ancestral processo, sendo que todos os dados que permitiram a montagem desta reconstituição foi baseado num trabalho preliminar de recolha das memórias de quem participou neste duro trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário