O país começa a reabrir-se aos poucos, e nesta primeira fase as repartições de finanças, centros de emprego, registos e notários voltam a abrir ao público, embora com regras de segurança apertadas e atendimento por marcação, seja através do telefone ou com senhas.
Em Macedo de Cavaleiros, todos os serviços municipais, com exceção da Biblioteca, Centro Cultural, Estádio Municipal, Pavilhão Municipal, Naves e Piscinas Municipais, também retomam o normal funcionamento, mas com medidas de segurança.
Benjamim Rodrigues explica quais passam a ser as regras:
“As pessoas só podem entrar dentro dos serviços uma de cada vez e tem uma zona de espera com a devida margem de segurança. Têm de estar afastadas e cumprir as normas de segurança com o uso de máscaras, os guichés estão com vidros de proteção e há desinfetantes.
Nós temos tido sempre um funcionamento razoável dos serviços que são fundamentais e básicos para agilizar as necessidades dos munícipes, mas agora, atendendo que já passou tempo considerável e em termos de economia local a aragem já começa a ser muito cara, entendemos que deveríamos pôr os nossos serviços a funcionar. “
O presidente adianta ainda que os funcionários vão trabalhar por turnos:
“Vamos pôr os funcionários a trabalhar sempre de forma legal mas, acima de tudo, com normas de segurança. Por isso criamos turnos que funcionam em períodos de cinco horas de acordo com a lei.”
Também vai ser feito o controlo na entrada da câmara e restantes edifícios municipais, distribuição de um kit de proteção aos trabalhadores da câmara e disponibilização de bens de proteção aos utentes dos serviços municipais.
O horário de funcionamento passa a ser contínuo entre as 8h30 e as 18h30, para os serviços municipais. Já o atendimento ao público passa a estar em funcionamento das 8h30 às 13h e das 13h30 às 18h.
Quanto aos serviços como a água, saneamento, licenças e rendas, cujos prazos de pagamento tinham sido alargados devido ao encerramento do atendimento ao público, podem ser pagos, sem juros, até ao final do mês de junho.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário