Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Autarca de Miranda acredita que "condições excepcionais" da região vão atrair pessoas e contrariar quebra de população residente

Em Miranda do Douro hoje comemoram-se os 475 anos de elevação a cidade.
Tendo em conta a celebração, a PORDATA, divulgou alguns dados estatísticos relativos ao concelho, tal como tem feito com os outros municípios do país. Confrontado com a quebra de população residente, o presidente da câmara disse acreditar que a pandemia poderá trazer gente para o interior. De 2010 para 2019 perderam-se 698 residentes mas, segundo Artur Nunes, as pessoas estão a perceber que o território oferece condições excepcionais.

“Num contexto em que estamos a viver, cada vez mais de consumo activo, aconteceu antes pandemia. O Covid 19 veio dizer exactamente o contrário, que é ‘vá para locais onde se vive bem, onde há oportunidades de emprego e tem uma qualidade de vida excepcional’”.

Segundo os dados revelados, a população estrangeira também caiu, de 119 pessoas para 90, entre 2010 e 2018. Há 398 idosos por cada cem habitantes. A percentagem de jovens, com menos de 15 anos, caiu cerca de dois pontos e a de idosos subiu cerca de um. Apesar do cenário, Artur Nunes acredita que o paradigma se vai alterar.

“Já viram que as grandes cidades não criam a qualidade de vida, criam o consumismo. A mentalidade vai ter que mudar”, afirmou.

A cerimónia comemorativa será simbólica, tendo em conta as restrições impostas por causa da pandemia e depois de o concelho ter registado vários casos de Covid 19  nos últimos dias.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário