Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Casal escravizava pastor deficiente com cancro e ainda lhe ficava com a pensão de 500 euros

 Uma mulher e um homem, 43 e 40 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) na localidade de Penafria, em Carrazeda de Ansiães, fortemente indiciados pela prática de um crime de tráfico de pessoas, para exploração laboral.
A vítima, um homem com 66 anos de idade, padece desde muito jovem de atraso mental moderado, sofrendo ainda de uma doença oncológica, e não tem qualquer resguardo familiar.

A PJ apurou que entre meados de junho de 2017 até à atualidade, a vítima pastoreava um rebanho de cabras sem direito a retribuição e a alimentação era claramente pobre e insuficiente para o dia de trabalho. A partir de maio de 2019 o casal de suspeitos arrendou um espaço de arrumos, num campo agrícola, onde a vítima passou a viver em permanência, acompanhado de animais. O espaço arrendado não dispunha de água, luz, higiene ou quaisquer condições de salubridade. Desde essa data até setembro não tomou banho ou mudou de roupa, recebendo comida em más condições, uma vez por dia. O casal ainda se apoderava da reforma que o homem tem direito e que ronda os 500 euros. Ao longo dos anos em que foi escravizado o pastor nunca recebeu nenhum tipo de assistência médica ou tratamento apesar de padecer de cancro.

A vítima foi retirada do domínio dos suspeitos e colocada em instituição de acolhimento a pessoas vítimas deste tipo de crime.

Os detidos, após apresentação a primeiro interrogatório judicial, ficaram proibidos de contactar ou aproximar-se da vítima.

O caso chegou ao conhecimento das autoridades na sequência de uma denúncia.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário