Segundo Orlando Rodrigues, presidente do IPB, o objectivo é alavancar a capacidade científica nestes países.
“É uma oportunidade para estreitarmos a relação com estes países e para fomentarmos a criação e capacidades científicas nesses países. Tem sido sempre uma preocupação nossa. Promover o emprego e o retorno de cientistas para esses países”, explicou Orlando Rodrigues.
O concurso já está aberto e as inscrições podem ser feitas até 31 de Dezembro. A bolsa pode ser renovável durante quatro anos.
“Os beneficiários permanecerão aqui durante esse tempo e em alguns períodos nos seus países para fazer a investigação e trabalho de campo e, portanto, o programa garante que elas [bolsas] serão renováveis e esperemos que haja recursos para abrir mais bolsas nos anos seguintes”, referiu o presidente do politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues.
Para além do IPB, fazem parte do Consórcio de Escolas de Ciências Agrárias, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, a Universidade de Évora e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Cada uma terá 5 bolsas de doutoramento para atribuir que no total, são 20. Os resultados serão conhecidos no próximo ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário