Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Câmara de Vinhais propõe “Matança em Segurança” para evitar ajuntamentos

 Nos meses de Dezembro e Janeiro, a câmara de Vinhais, em parceria com o matadouro municipal, vai assegurar metade do pagamento do abate de porcos
A autarquia pretende assim que a matança do porco seja feita em segurança e, por isso, todas as quintas-feiras dos próximos dois meses serão destinadas a este serviço.

Segundo explicou o autarca, a câmara vai assegurar o transporte dos animais, às quartas-feiras e, após o abate, será feita a respectiva entrega. “As matanças são sempre uma altura de festa e convívio. Infelizmente agora não pode ser. Além disso é uma fonte de rendimento e sustento. Não vamos deixar que a matança não aconteça e, por isso, vamos criar um dia especifico para abate no matadouro. A câmara assegura o transporte e, depois, o matadouro entrega o animal. As pessoas não pagam nada pelo transporte e pagam apenas metade pelo abate”.

Luís Fernandes relembra que a matança do porco é um dos momentos mais marcantes ao nível do convívio social e familiar no concelho de Vinhais. Este ano, devido à pandemia, não é possível nem desejável que a tradição se realize nos mesmos moldes. Assim, a ideia é proteger a saúde de todos. “Sabemos que é uma época propícia a ajuntamentos, porque há hábitos enraizados na nossa população. Queremos proteger a saúde de todos e ajudar as pessoas. Vamos fazer o abate às quintas-feiras para o animal ser entregue no dia seguinte pois pensamos que o fim-de-semana é a melhor altura para as pessoas terem disponibilidade de fazer o fumeiro”.

Para já ainda não se sabe quanto a câmara irá gastar com esta medida, “depende do número de pessoas que solicitarem a ajuda”.

Os interessados terão que fazer a marcação na câmara municipal, através de contacto telefónico, até à segunda-feira anterior ao dia pretendido para o abate.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário