Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Governo lança “APOIAR.PT” para ajudar empresas com quebras financeiras

 Na próxima semana, vai entrar em vigor um novo apoio do Estado às empresas que estão a sofrer quebras por causa da pandemia
O APOIAR.PT é uma medida a nível nacional e tem uma dotação de 750 milhões de euros a fundo perdido. Destina-se a ajudar as micro e pequenas empresas, nomeadamente os sectores do comércio e serviços, com encerramento decretado em Março, cultura, alojamento e restauração.

Maria João Rodrigues, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança, considera que esta é uma ajuda fundamental para as empresas do concelho. “Irá ajudar as empresas a ter um fundo de maneio de imediato porque logo na primeira fase da candidatura é-lhe atribuído metade do valor do apoio. Era uma ajuda que estava a fazer falta. Os restantes 50% serão atribuídos após a análise da candidatura”.

As empresas que se queiram candidatar têm que ter uma quebra de facturação superior a 25%, nos primeiros nove meses de 2020, face ao período homólogo de 2019. Há ainda outras imposições que a presidente da ACISB acredita que são um entrave a que algumas empresas se candidatem. “O mal desta medida é que as empresas têm que ter os capitais próprios positivos em 31 de Dezembro e nem todas as empresas que, neste momento, estão em dificuldades financeiras, se vão poder candidatar. Há ainda outra obrigação que é a manutenção dos postos de trabalho e não sei se as empresas estarão todas na qualidade de assegurar isso”.

As candidaturas começam na quarta-feira. Maria João Rodrigues apela a que os empresários se candidatem o mais rápido que puderem. “Quando se atingir a dotação dos 750 milhões de euros as candidaturas serão fechadas. Tal como noutros apoios que foram dados, nomeadamente no Adaptar, a dotação foi esgotada e houve dezenas de candidaturas da nossa região que não foram contempladas. Aconselho a que façam já a inscrição”.

O valor máximo do apoio é de 7 500 euros para as microempresas e de 40 mil para as pequenas. O APOIAR.PT estará em vigor até ao final do ano.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário