segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Alfândega da Fé recebe Centro de Atendimento Consular para o Luxemburgo e Bélgica

 Alfândega da Fé tem já a funcionar um Centro de Atendimento Consular para o Luxemburgo e a Bélgica. Através deste serviço será assegurado atendimento através de telefone e email a utentes que necessitem de contactar e obter informações do consolado geral de Portugal no Luxemburgo e na Bélgica.
A secretária de Estado das comunidades portuguesas, Berta Nunes, explica que este centro foi instalado em Alfândega, com o objectivo de valorizar o interior do país e tendo em vista um processo de descentralização administrativa.

“Foi decidido que estarão sediados em Portugal, os primeiros, para o Reino Unido e Espanha, ficaram em Lisboa. A decisão que tomámos foi depois descentralizar. A câmara de Alfândega da Fé disponibilizou-se para fazer um investimento para criar um espaço que fosse adaptado a um Centro de Atendimento Consular. Assim conseguimos os dois objectivos, descentralizar estes centros, o que iremos continuar a fazer, porque acreditamos que é importante dar oportunidades às pessoas para se fixarem no interior e estes CAC estão a criar postos de trabalho”, destacou.

As linhas do CAC para o Luxemburgo e para a Bélgica são operadas em Alfândega da Fé por oito trabalhadores, que prestam atendimento nas línguas portuguesa e francesa, para agilizar o atendimento aos utentes da rede consular portuguesa:

“Vai dar apoio ao consulado e à comunidade portuguesa no Luxemburgo e também à Bélgica, que já começou a funcionar há algumas semanas. Fazem parte de um projecto que é o novo modelo de gestão consular que pretende melhorar o atendimento dos nossos consulados nomeadamente o atendimento de front-office, telefónico e por e-mail para pedidos de informações ou de agendamento. Há queixas de o atendimento por esta via e o objectivo é dar apoio aos consulados e melhorar o atendimento às nossas comunidades”, explicou a também ex-presidente da câmara de Alfândega.

Além da Bélgica e do Luxemburgo, o centro consular na vila transmontana deverá passar a prestar atendimento aos utentes de países de língua francesa com comunidades portuguesas, já que ali se vai concentrar o atendimento de front-office em francês, o que fará aumentar os postos de trabalho. O próximo deverá ser o de França.

A actual estrutura dos centros de atendimento consular de apoio a cinco países serve 640 mil cidadãos nacionais, cerca de 150 mil dos quais no Luxemburgo. Está a ser desenvolvida a sua extensão a França, Itália e Países Baixos, prevista para 2021. Concluída esta extensão, o CAC servirá mais de um milhão de cidadãos nacionais no estrangeiro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário