Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Alfândega da Fé recebe Centro de Atendimento Consular para o Luxemburgo e Bélgica

 Alfândega da Fé tem já a funcionar um Centro de Atendimento Consular para o Luxemburgo e a Bélgica. Através deste serviço será assegurado atendimento através de telefone e email a utentes que necessitem de contactar e obter informações do consolado geral de Portugal no Luxemburgo e na Bélgica.
A secretária de Estado das comunidades portuguesas, Berta Nunes, explica que este centro foi instalado em Alfândega, com o objectivo de valorizar o interior do país e tendo em vista um processo de descentralização administrativa.

“Foi decidido que estarão sediados em Portugal, os primeiros, para o Reino Unido e Espanha, ficaram em Lisboa. A decisão que tomámos foi depois descentralizar. A câmara de Alfândega da Fé disponibilizou-se para fazer um investimento para criar um espaço que fosse adaptado a um Centro de Atendimento Consular. Assim conseguimos os dois objectivos, descentralizar estes centros, o que iremos continuar a fazer, porque acreditamos que é importante dar oportunidades às pessoas para se fixarem no interior e estes CAC estão a criar postos de trabalho”, destacou.

As linhas do CAC para o Luxemburgo e para a Bélgica são operadas em Alfândega da Fé por oito trabalhadores, que prestam atendimento nas línguas portuguesa e francesa, para agilizar o atendimento aos utentes da rede consular portuguesa:

“Vai dar apoio ao consulado e à comunidade portuguesa no Luxemburgo e também à Bélgica, que já começou a funcionar há algumas semanas. Fazem parte de um projecto que é o novo modelo de gestão consular que pretende melhorar o atendimento dos nossos consulados nomeadamente o atendimento de front-office, telefónico e por e-mail para pedidos de informações ou de agendamento. Há queixas de o atendimento por esta via e o objectivo é dar apoio aos consulados e melhorar o atendimento às nossas comunidades”, explicou a também ex-presidente da câmara de Alfândega.

Além da Bélgica e do Luxemburgo, o centro consular na vila transmontana deverá passar a prestar atendimento aos utentes de países de língua francesa com comunidades portuguesas, já que ali se vai concentrar o atendimento de front-office em francês, o que fará aumentar os postos de trabalho. O próximo deverá ser o de França.

A actual estrutura dos centros de atendimento consular de apoio a cinco países serve 640 mil cidadãos nacionais, cerca de 150 mil dos quais no Luxemburgo. Está a ser desenvolvida a sua extensão a França, Itália e Países Baixos, prevista para 2021. Concluída esta extensão, o CAC servirá mais de um milhão de cidadãos nacionais no estrangeiro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário