Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Feira de Teatro de Bonecos e Marionetas animou Freixo durante três dias

 Ao longo de três dias, Freixo de Espada à Cinta recebeu, pela primeira vez, uma Feira de Teatro de Bonecos, Marionetas e Formas Animadas


Além de ter permitido ao público em geral assistir a dezenas de espectáculos, a iniciativa pretendeu também ser um ponto de encontro para criadores de artes cénicas e programadores culturais.

As representações com marionetas, bonecos e formas animadas, promovidas por cerca de 20 companhias, tanto portuguesas, como vindas de Espanha e Itália, aconteceram em simultâneo em vários palcos espalhados pela vila e o público podia circular e apreciá-los. Dânia, de 8 anos, diz que “são muito fixes, animam muito as pessoas”. “Gostei muito dos Pedra no Sapato, dos Kopinxas que são a minha companhia”, explicou ainda a jovem. Margarida Preto, de 11 anos, fica contente, por ser “uma nova coisa aqui para Freixo”, que nunca tinha visto. “Vi muitos e gostei”, em especial “de um espectáculo que tinha muitos truques de magia, era uma história de um senhor que ia viajar, tinha a sua mala mágica e fazia muitos truques”

Além de espectadores, alguns dos jovens de Freixo foram voluntários na organização e participaram também num arruada e chocalhada com máscaras.

Narciso Fernandes, produtor da Associação Artística e Cultural Malazartes, promotora da iniciativa, explica que este é um conceito que pretende reunir companhias e programadores culturais e garantiu que a iniciativa deu frutos, com alguns espectáculos vendidos. “Não é um festival, mas uma feira porque as companhias vêm para vender os seus espectáculos. Por um lado, trazemos companhias, que se propõe a mostrar os seus espectáculos, por outro trazemos programadores, de municípios, Olga Telo Cordeiro empresas de eventos, gestores culturais, fomentamos essa troca. O projecto visa fazer teatro e trazer cultura à comunidade. As crianças participaram no projecto e, tal como a comunidade, envolvera-se na iniciativa”.

Entre 2 e 4 de Setembro, a Feira de Teatro de Bonecos, Marionetas e Formas Animadas, que se realizou pela primeira vez, levou cor e animou a vila de Freixo de Espada à Cinta.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário