Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Luís Ferreira lança “Melânia”: um romance que se desenrola no Nordeste Transmontano e aborda o tráfico de droga

 Este é o quarto romance do escritor, radicado em Bragança, há 46 anos, e é também a sua décima segunda publicação. O livro é uma aventura de jovens passada no Nordeste Transmontano, mas que aborda também o tema do tráfico de droga.
Luís Ferreira, professor de história, explica que o livro surgiu a partir de um projecto que desenvolveu com os alunos na escola de Vinhais. “Comecei este livro com os meus alunos, era para eles desenvolverem a ideia. Eu era parte integrante da biblioteca da escola de Vinhais e tínhamos de programar actividades. Propus aos alunos de 11.º e 12.º anos que escrevêssemos um livro, e eles iam escrevendo uma página, eu ia rectificando e acrescentando. Eles acharam piada a isso, mas o certo é que ao final de algumas páginas aquilo acabou. Ainda tentei no ano seguinte continuar a ideia do livro, que se chamava inicialmente “Tio Valentim”. Eles desistiram e eu desisti, acabaram por parar o livro e eu escrevi outro, que editei há dois anos. Depois disso passar, resolvi voltar a pegar no livro e com outro título”.

Uma temática presente no livro é a desertificação nas aldeias do interior, sobre o qual o autor propõe uma reflexão. “E uma coisa para que chamo a atenção no livro, apesar de não ser evidente, mas está plasmado ao longo das páginas, é para a desertificação que se vive nas aldeias do interior de Trás-os-Montes, onde se luta, no fundo, por uma manutenção de pessoas e uma união. Digamos que é o estrebuchar de uma aldeia, onde o fogo da lareira se mantém sempre aceso em busca da tal união. Isto não é só metáfora, é paradigma, porque isto passa-se em Dezembro, em Janeiro, e nessa altura o frio aperta e as lareiras estão sempre acesas”.

Tendo jovens como personagens centrais da acção, Luís Ferreira espera que o livro atraia os mais novos para a leitura.

O romance “Melânia” pode ser adquirido on-line.

A entrevista na íntegra a Luís Ferreira para ouvir hoje, depois do noticiário das 17 horas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário