Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Projecto-piloto da CIM de Trás-os-Montes de partilha de turmas mantém alunos mais tempo com a família

 Está em marcha um projecto-piloto de partilha de turmas em escolas profissionais nos concelhos da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes
O objectivo é proporcionar igualdade de oportunidades ao nível da educação, mas também atenuar a distância entre os jovens e a família já que muitos têm que sair do concelho para fazer o ensino secundário. Assim, os alunos só têm que se deslocar para fora do concelho para frequentar as aulas de formação.

“Os alunos vão continuar a ter ualas na sua escola, na componente sociocultural, têm dois dias na escola onde sempre tiveram ensino, e depois vão obter a formação científica e tecnológica a uma escola diferente do seu concelho, mas em temas que eles escolheram. A turma é partilhada entre duas escolas”, explicou um dos responsáveis pelo projecto, Rui Caseiro.

Esta é uma vontade que tem vindo a ser pensada ao longo dos anos e está a ser posta em prática, este ano lectivo, nos concelhos de Bragança, Mirandela, Vila Flor, Vimioso, Vinhais e Alfândega da Fé, envolvendo 22 alunos. O transporte dos jovens é assegurado pela CIM.

A Escola Profissional Prática Universal, em Bragança, foi uma das escolas que aderiu ao projecto-piloto. Segundo o director pedagógico, João Pires, desta forma os jovens já não têm que estar tanto tempo afastados de casa, já que metade dos alunos da EPPU é de fora do concelho.

“Temos 50% dos alunos que são de fora do concelho de Bragança, de Vimioso, Mogadouro, Miranda do Douro, Vila Flor, Vinhais e Alfândega da Fé. Este distrito tem uma área bastante grande e os alunos, às vezes, vêm à segunda-feira, só regressam à sexta-feira, ficam fora da família a semana inteira”, disse.

Outro dos objectivos da partilha de turmas é também combater o insucesso escolar no distrito. O projecto-piloto vai implicar um investimento de 75 mil euros, para o transporte dos alunos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário