Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

RuralCastanea de Vinhais de 05 a 07 de novembro em Vinhais

 A Feira das Castanha RuralCastanea de Vinhais, no distrito de Bragança, regressa no primeiro fim de semana de novembro e marca a retoma dos certames nas Terras de Trás-os-Montes depois das restrições impostas pela pandemia covid-19.


Entre 05 e 07 de novembro, o pavilhão municipal volta a encher-se com 75 expositores a que se juntam mais 90 no exterior, numa feira que há 16 anos promove o mais importante produto económico do concelho de Vinhais, um dos maiores produtores nacionais de castanha.

Depois de em 2020, a promoção e venda terem sido feitas online, este ano o concelho espera a enchente de gente que costumava visitar a feira no modelo presencial, que é retomado sem restrições na lotação, mas ainda com medidas sanitárias, como o uso obrigatório de máscara.

O programa foi apresentado hoje com o presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, a realçar a importância do regresso do certame, “não só para o concelho, mas para a região por ser também “um sinal de que, felizmente, as coisas estão a melhorar”, e “da retoma da economia”.

Não há grandes novidades em relação às feiras anteriores, já que a aposta continua a ser na promoção da castanha e nas atividades paralelas durante os três dias da feira, que é também o espaço de outros produtos das colheitas de outono, como o mel, vinho ou cogumelos.

Todos estes produtos vão estar em destaque nas jornadas técnicas que juntam á promoção e venda a informação as produtores e a evolução da investigação nos diferentes setores.

A feira tem também atividades paralelas como a tradicional montaria ao javali, concursos, gastronomia com o envolvimento dos restaurantes do concelho e demonstrações de culinária à base dos produtos em destaque.

O certame é organizado pelo município e pela associação florestal Arbórea e terá mais um ano como atrativo o maior assador de castanhas do mundo, que garantirá magusto aos visitantes, que chegam de várias zonas do país e da vizinha Espanha.

O município investe entre “70 a 80 mil euros” nesta iniciativa com o autarca local a sublinhar que prefere fazer este investimento do que os 40 mil euros que o município despendeu para instalar o centro de vacinação contra a covid-19, que funcionou no mesmo pavilhão onde decorrerá a feira da castanha.

O concelho de Vinhais colhe cerca de oito mil toneladas de castanha e, num ano bom fatura entre 12 a 15 milhões de euros, sendo que uma faturação anual abaixo dos dez milhões de euros é considerada “um mau ano”.

Neste concelho há dois mil produtores com realidades distintas, alguns a faturaram 500 euros e outros entre cem a 150 mil euros por campanha, todavia a castanha é a principal fonte de rendimento deste concelho com menos de oito mil habitantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário