Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Amanhã estreia o Abonda D’i um Cibinho de Bornes e Burga na Onda Livre TV

 Amanhã estreia mais um episódio de Abonda D’i Um Cibinho na Onda Livre TV.
Desta vez, o apresentador e investigador, Rui Rendeiro Sousa, vai contar a história da União de Freguesias de Bornes e Burga.

Donas do documento mais antigo do concelho, estas terras têm muito que contar, revela Rui Rendeiro Sousa:

“Estamos a falar da União das Freguesias que tem o documento mais antigo de todo o concelho de Macedo. Bornes tem um documento com mais de 900 e Burga está a caminho dos 800 anos de história documentada, é muito tempo.

Para lá da tentativa de percepção dos nomes, há um conjunto de factos históricos que relevam uma série de personalidades muito importantes, quer para a história do concelho quer também para a história regional, e até nacional.”

Quanto a monumentos, destaque para a igreja de Bornes:

“É, de facto, um dos templos mais antigos que temos no concelho de Macedo, aliás, a sua própria configuração nos aponta para isso. No caso de Burga temos uma igreja remodelada do século XVIII.

Há ainda a relevar a quantidade de capelas que existem, particularmente em Bornes, e inclusive o facto de as duas terras terem feito parte dos antigos Caminhos de Santiago.”

O programa estreia amanhã e fica disponível no site da Onda Livre, Facebook e ainda no Meo Kanal.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário