Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

O que visitar no Concelho de Bragança – melhores destinos perto de Bragança


 A riqueza desta região transmontana não se esgota no valioso património da cidade que recebeu honras seculares e favores régios pelo seu mérito na construção da nacionalidade. Há outros dois grandes tesouros. As gentes brigantinas e o património natural.

Torne o seu roteiro a visitar Bragança ainda mais interessante e enriquecedor seguindo as nossas sugestões de passeio pelos arredores da cidade de Bragança.

Parque Natural do Montesinho


A excelsa mancha verde do ondulante Parque Natural de Montesinho fica às portas de Bragança. Aproveite o seu roteiro para visitar Bragança para marcar encontro com uma natureza pura, intocada e selvagem. Não é à toa que uma parte significativa da fauna terrestre portuguesa chama de lar ao Parque Natural de Montesinho.


Entre eles destaca-se o Lobo Ibérico e o Veado Vermelho, que aqui encontram um verdadeiro santuário. Em setembro e o outubro é simplesmente fascinante (e arrepiante) ouvir a Brama do Veado, um dos chamamentos de acasalamento mais singulares do planeta. Montesinho é tão bonito que até, recentemente (2019), um Urso Pardo da Cantábria por lá andou a fazer umas férias. Quem sabe da próxima não traz uma amiga e assenta arraiais por Portugal.


Na paleta de verdes, que decora as montanhas do Parque Natural de montesinho, dominam os reboredos de carvalho, sobrais e soutos de castanheiro (muito castanheiro, ou não fosse o concelho de Bragança o maior produtor de castanha de Portugal). As oportunidades de trilhos são virtualmente infinitas e surpreendentes.


E não faltam idílicas cascatas e praias fluviais para uns refrescantes banhos depois das caminhadas. E se caminhar não é muito a sua praia, pode sempre embarcar numa aventura de exploração do parque em 4×4. O que  não faltam são alternativas para desfrutar do santuário natural que é o Parque Natural de Montesinho.

Rio de Onor


Uma das 7 Maravilhas de Portugal Aldeias, Rio de Onor é uma aldeia literalmente atravessada pela linha invisível da fronteira com a Espanha e pelo rio com o qual partilha o nome. Inserida no Parque Natural de Montesinho, a aldeia funde-se na paisagem deste Trás-os-Montes remoto cujo maior património são as suas gentes. Das floridas varandas do casario típico em xisto ainda se ouve o dialeto rionorês. Irmãs gémeas, Rio de Onor e Rihonor de Castilla são uma só terra, com meia centena de portugueses e espanhóis que mantém vivo o verdadeiro espírito de vida comunitária como se duma família se tratasse. Bonita e cativante, ninguém fica indiferente ao seu encanto. Não é à toa que ocupa lugar cativo na nossa lista das Aldeias mais bonitas de Portugal.

Gimonde

A aldeia de Gimonde é ponto de paragem obrigatório em qualquer roteiro de Bragança. A pequena aldeia é precedida pela fama que granjeia devido aos seus trunfos gastronómicos. Sem desprezar a excelência da Posta Mirandesa e a qualidade dos produtos de fumeiro de Porco Bísaro, há todo um encanto rural a que ninguém fica indiferente. Tudo fruto das casas típicas em xisto, da igreja altaneira, da vida ao ritmo do campo, dos rios que a atravessam, o Rio Igrejas e o Rio Sabor, das pontes que os cruzam, a velhinha ponte de xisto, a ponte nova de granito e as poldras que nunca resistimos a saltitar (um dia ainda nos arriscamos a medir mal a distância e o impulso, e vamos à água).

Montesinho

A aldeia serrana de Montesinho emprestou o nome ao parque natural no coração do qual se situa. Invisível até ao último minuto, quem chega pela estrada surpreende-se com uma aldeia de xisto, cheia de cor, florida, bonita e animada sempre que os visitantes enchem as duas praças frente aos cafés da aldeia. O potencial turístico foi notado o que resultou na revitalização da aldeia e uma oferta de alojamento de Turismo Rural espantosa para uma aldeia desta dimensão. Um bom refúgio da azáfama citadina.

Mosteiro de Castro de Avelãs

A escassos 5 km a oeste da cidade de Bragança, esconde-se aquele que poderá ser o único exemplar de arquitetura românica mudéjar de Portugal. Falamos do Mosteiro de Castro de Avelãs, cuja abside da igreja em alvenaria de tijolo, provavelmente anterior ao século XII, permanece de pé.

Outeiro


Quem passa na estrada nem suspeita que nesta aldeia singela se guarde um dos maiores tesouros da arquitetura religiosa de Portugal. Não uma igreja. Uma basílica. A única basílica aldeã de Portugal pertence ao município de Bragança e mais que merece a sua visita. Depois de se pasmar com a Basílica do Santo Cristo do Outeiro, deambule pelas ruas e praças da aldeia e suba ao cume do monte onde ainda restam vestígios do Castelo do Outeiro, como uma coroa imperfeita.

Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário