Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Algoso: Festa de São João é uma antiga tradição

 Algoso vai voltar a celebrar a festa em honra de São João Batista, nos dias 24 e 25 de junho, com um programa religioso e musical, no qual se destaca o peditório pela aldeia, a missa e a procissão e vários momentos de convívio, como é a já tradicional sardinhada comunitária.


A festa em honra de São João vai começar na manhã de sexta-feira, dia 24 de junho, com o peditório pela aldeia, ao som dos gaiteiros de Santulhão.

Às 14h00 vai celebrar-se a missa em honra de São João Batista, seguida de procissão.

Refira-se que a festa de São João é celebrada com muita devoção em Algoso. A existência de uma capela dedicada ao santo, datada do século XVII, junto à qual está uma fonte cujas águas são consideradas milagrosas, são as razões pelas quais a população local vive esta festividade com muito zelo e alegria.

Ainda sobre esta fonte santa, reza a história que Algoso era ponto de passagem obrigatório para os peregrinos que percorriam o Caminho de Santiago. E ao passarem por Algoso, com os pés doridos, iam lavá-los à fonte santa de S. João, aproveitando este local para curar as feridas e para descansar.

O programa da festa deste ano vai continuar na tarde de sexta-feira, com a animação musical dos gaiteiros de Santulhão. E à noite, o arraial vai estar a cargo do artista Almor Santos.

No sábado, dia 25 de junho, a comissão de festas vai proporcionar a população local e visitantes a já tradicional sardinhada comunitária, às 20h00, no largo de São Roque.

E a festa deste ano vai concluir-se com o arraial protagonizado pela Banda Jota.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário