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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de junho de 2022

CÂMARA DE MIRANDELA APRESENTA A SUA PRIMEIRA MARCA TERRITORIAL

 APRESENTAÇÃO PÚBLICA MARCADA PARA O DIA DE SÃO JOÃO


O Município de Mirandela acaba de revelar, numa nota à imprensa, que vai apresentar publicamente, na próxima sexta-feira, às 18,00 horas, no Auditório do Centro Cultural de Mirandela, a sua primeira marca territorial, criada pela Studio Eduardo Aires, que pretende ser “um instrumento de coesão, desenvolvimento e promoção de todo o concelho, abrindo uma nova era na comunicação estratégica do território”.

O desenvolvimento da marca “insere-se numa estratégia mais vasta de criação de políticas públicas transversais, capazes de capacitar todo o concelho, incluindo as várias freguesias, o mundo rural, industrial, comercial, mas também cultural e social”, adianta a presidente da câmara.

“Apontámos para o presente mandato vários objetivos de apoio às populações, mas também ao setor económico, que necessitava deste instrumento que, seguramente, irá ajudar a impulsionar as nossas empresas, marcas e produtos”, acrescenta Júlia Rodrigues. 

A autarca sublinha que o seu primeiro mandato (2017/2021) “foi muito condicionado pelas limitações financeiras que encontrámos no Município e que ultrapassámos com sucesso, mas também pela pandemia, que limitou muito daquilo que poderia ter sido o crescimento económico e social do concelho entre 2019 e 2021. Mas, agora, podemos, finalmente, ter uma perspetiva mais expansionista e fazer uso de fundos comunitários a que nos candidatamos, do instrumento chamado PRR, mas também deste tipo de ferramentas do marketing territorial”, afirma.

A edil está convicta que os próximos anos “podem ser os primeiros de uma estratégia mais vasta, consolidando políticas e cumprindo uma agenda de desenvolvimento com um horizonte que vai além do mandato, e que culmina em 2030”. 

Júlia Rodrigues acredita que esta agenda, “ajudará a transformar o território central da região do Tua num polo de atração de investimento, mas também de melhoria de indicadores de qualidade de vida e desenvolvimento social dos que habitam a terra, invertendo a curva de perda demográfica que dura há décadas”.

Neste enquadramento, a presidente do Município entende que a  marca Mirandela “não pode ser um instrumento desligado de uma estratégia muito mais vasta e, por isso, ela surge numa altura em que sentimos existirem as condições para a começar a aplicar, envolvendo todos os setores da nossa sociedade”, refere.

STUDIO EDUARDO AIRES

A marca que será apresentada oficialmente na próxima sexta-feira foi criada por Eduardo Aires, um dos mais reputados designers portugueses, tendo sido diversas vezes internacionalmente premiado pelos seus trabalhos na área do branding. 

A sua experiência profissional remonta a 1987 e revela, desde então, uma abordagem multidisciplinar ao universo do design. Entre os clientes do Studio Eduardo Aires contam-se empresas e instituições como a Herdade do Esporão, a Imprensa Nacional - Casa da Moeda, os CTT Correios de Portugal ou a Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2019 dirigiu o projeto selecionado para o rebranding do Grupo Amorim, líder mundial no sector da cortiça. No domínio do branding territorial, o seu projeto mais reconhecido é o da imagem da cidade do Porto.

Sem desperdiçar o capital já adquirido por outros “claims” regionais, como “Terra Quente” ou “Pérola do Tua”, a nova marca “inclui-se nas cores, nos produtos e no património de Mirandela, afirmando o seu território como sendo o centro da Região”, explica o Município.

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