Assim, acaba de ser aprovado o regulamento para o Orçamento Participativo Jovem, bem como para o Orçamento Participativo. Além disso também foi aprovada a proposta de criação do Conselho Municipal de Juventude.
Luís Fernandes, autarca de Vinhais, justifica a decisão com o facto de os jovens serem o futuro do concelho. "O Orçamento Participativo é uma forma de tornar o orçamento municipal mais aberto às pessoas e à comunidade, podendo indicar determinadas obras e investimentos. O Orçamento Participativo Jovem tem o mesmo propósito mas é exclusivo para os mais jovens, no sentido de eles também participarem, indicarem e darem ideias. Quisemos distinguir porque entendemos que há aqui âmbitos diferentes. Queremos privilegiar a juventude e por isso também a criação do Conselho Municipal Jovem".
O Conselho Municipal Jovem vai servir para ajudar no que for necessário no Orçamento Participativo Jovem. Mas além disso prevê-se que os mais novos possam utilizar a estrutura para outros fins. "Também noutras iniciativas, actividades, ideias e propostas queremos ouvir os jovens. A mais valia é no sentido de proporcionar aos mais jovens um dinamismo diferente até porque temos várias associações juvenis no concelho, felizmente, e isto é dar-lhe a oportunidade de terem uma voz diferente".
Para já, ainda não foi definido quanto dinheiro a câmara gastará com os projectos.
As propostas já foram aprovadas em reunião de câmara. Serão agora levadas à Assembleia Municipal para também o serem.
Sem comentários:
Enviar um comentário