Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

RESÍDUOS DO NORDESTE LANÇA CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA AUMENTAR HÁBITOS DE RECICLAGEM

 A Resíduos do Nordeste (RN) está a sensibilizar a população para reciclar mais e melhor.

É via correio, através do envio de um folheto e um íman, que a empresa intermunicipal responsável pela gestão dos resíduos urbanos no distrito de Bragança e Vila Nova de Foz Côa está a passar a mensagem e quer chegar, pelo menos, a 50 mil famílias. "É uma campanha mais direcionada para os cidadãos, que pretende comunicar a necessidade da participação para a separação seletiva de resíduos, de forma a que consigamos aumentar cada vez mais as nossas metas de reciclagem e, portanto, é um apelo que fazemos às pessoas. Queremos também esclarecer sobre o que depositar no ecoponto amarelo, no azul e no verde. É normal que muitas vezes nos surjam dúvidas sobre a deposição adequada de alguns resíduos e, portanto, isto serve também para que as pessoas possam ter alguma informação sobre o que devem e o que não devem depositar. O objetivo é que a campanha chegue de forma massificada a quase todas as caixas de correio", explica o Diretor-Geral da RN, Paulo Praça.

O ano passado a recolha seletiva na área de abrangência da Resíduos do Nordeste aumentou 13% e este ano continua a crescer. Apesar de estar previsto um aumento da rede de ecopontos, o diretor-geral considera que mesmo com a existente, a adesão à reciclagem podia ser maior:

“Sei que muitas as pessoas dizem que até gostariam de fazer reciclagem, mas não o fazem porque não existem ecopontos próximos da sua residência. É evidente que há necessidade de aumentar a cobertura e isso está identificado. Recordo que trabalhamos num território de sete mil quilómetros, muito extenso e de baixa densidade populacional. Temos consciência de que ainda não conseguimos chegar, de forma plena, a todos os locais, mas estamos a trabalhar para isso e temos já identificado como uma prioridade".

As regras estão a chegar pelo correio mas nunca é demais lembrá-las:

“Devem dirigir-se ao ecocentro para colocar equipamentos mais volumosos, como eletrodomésticos. Temos depois o ecoponto, com mais proximidade, nos quais as pessoas devem colocar o papel cartão, o plástico e o metal.

Também é importante, nesta altura, e depois de um período de pandemia de dois anos, em que estamos a comemorar mais as festividades, com a família e amigos, que não nos esqueçamos desta componente ambiental e que tenhamos a preocupação de colocar as nossas embalagens no ecoponto.

A participação dos cidadãos é um fator chave para o sucesso da recolha seletiva.”

Atualmente, a Resíduos do Nordeste tem 14 ecocentros instalados e uma rede com mais de 900 ecopontos.

Artigo escrito por Onda Livre FM
(CIR - Cadeia de Informação Regional)

Sem comentários:

Enviar um comentário