Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Associação vai valorizar a comunidade e recuperar tradições ciganas

 Foi constituída hoje em Miranda do Douro a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Comunidade Cigana do Planalto Mirandês, que tem por objetivo a realização de atividades e serviços direcionados para a valorização desta comunidade. “Queremos fomentar a formação com vista à igualdade de género, apoiar cidadãos no acesso à saúde e implementar campanhas, estabelecer parcerias com as instituições, e preservar e recuperar a cultura e tradição cigana”, explicou Urbino Correia, presidente daquela associação.


Uma das missões passa pela criação de um gabinete de apoio ao cigano, uma vez que a comunidade tem uma população elevada no Planalto Mirandês, nomeadamente nos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, onde vai ser implementado o plano de ação da associação. “A nossa comunidade está bem integrada. Não há acampamentos e barracas, mas notamos que há necessidade de apoio aos cidadãos desta etnia, nomeadamente no que respeita ao acesso à saúde e ao emprego, pelo que vão ser estabelecidas parcerias com instituições locais”, acrescentou o dirigente associativo.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário