Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Aldeia da Amendoeira promove primeira Feira da Amêndoa este fim de semana

 O concelho de Macedo de Cavaleiros tem mais uma feira temática. É na aldeia da Amendoeira e acontece já este fim de semana.


O mote é a amêndoa, cada vez mais abundante naquela localidade, que tem vindo a substituir os castanheiros, explica o presidente da junta de freguesia, Inácio Oliveira:

“Há bastantes produtores, que talvez até já ultrapassem uma dúzia.

Há agora muitas plantações recentes, no início de produção, que são resultado de um aumento da plantação de amendoeiras, visto que aqui na região, principalmente na nossa freguesia, havia muitos castanheiros, mas como têm vindo muitas doenças que têm provocado a morte da árvore, as pessoas têm-se virado para outras produções, nomeadamente da amêndoa, que acho que se está a desenvolver muito bem no nosso clima.”

Mas não só amêndoas se vai encontrar nesta feira, que surgiu com o intuito de ajudar os produtores a vender alguns dos produtos hortícolas que ali se produzem:

“Esta ideia surgiu já há algum tempo porque queremos mostrar o melhor que produzimos na nossa freguesia.

Embora a amêndoa seja um produto de excelência, existem na freguesia outros produtos como a noz, a maçã, batatas, abóboras, entre outros.

Queremos dinamizar os produtos que têm os agricultores da freguesia.”

O certame acontece durante os dois dias do fim de semana.

Além da mostra e venda de produtos regionais e artesanato, que fica a cargo de 18 expositores, todos da freguesia, o evento conta também com outras atividades paralelas, com destaque para um seminário que acontece no domingo, subordinado ao tema “Perspetivas de Futuro para o Amendoal Transmontano” com a presença de Albino Bento, presidente do Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos.

Vai ainda ser apresentado um livro sobre a história da freguesia, realizado um showcooking para confeção de sobremesas à base de amêndoa, entre outras atividades, incluindo animação musical.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário