Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

𝗶𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁𝗶𝗿 𝗻𝗼 𝗱𝗶𝗻𝗮𝗺𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮𝘀 𝗮𝗹𝗱𝗲𝗶𝗮𝘀

Cada uma das suas freguesias esconde, na sua interioridade, algumas das mais importantes e ricas características do nosso concelho. 
Desde os solos férteis, aos produtos agrícolas de qualidade superior, passando pelos edifícios históricos e, claro está, as suas gentes, motor resiliente de tudo o resto.


Ao ser confrontado com trabalhos como o que a Freguesia de Lagoa conseguiu, de forma eminente, com este vídeo, ficam bem claras todas aquelas particularidades.
Da mesma forma, fica também claro que exemplos como este deveriam ser seguidos, apoiados e adaptados de forma a que todas as freguesias, sem exceção, conseguissem promover aquilo que de melhor têm para oferecer.
Infelizmente, nem todas as juntas de freguesia são geridas por lideranças jovens, dinâmicas e com ideias de desenvolvimento a médio/longo prazo, sendo dotadas de maior qualificação e, consequentemente, maior domínio em algumas áreas.
Muitas delas são ainda geridas, se bem que da melhor forma que lhes é possível, por responsáveis com menos formação, essencialmente na área das novas tecnologias afectando, de forma não deliberada, o desenvolvimento das suas aldeias.
Neste sentido, é essencial e cabe aos executivos municipais e associações locais, como qualquer associação comercial, estimular e apoiar este percurso de dinamismo a todas as freguesias do concelho de forma a que todas, sem exceção, consigam mostrar o que têm de melhor, explorá-lo e providenciar aos seus produtores, de forma regulada mas simples, a possibilidade não só de produzir produtos sem igual, de valor acrescentado e geradores de riqueza, como de comercializá-lo, de forma legal, eficaz e benéfica.
Num concelho que perde população, dia após dia e, consequentemente, consumo interno, é impreterível que os olhos se voltem para o resto do país e do mundo, na busca de mercados de consumo para os produtos que só nós conseguimos produzir e cuja procura existe.
As melhores compotas, o melhor mel, os melhores queijos, o melhor azeite, o melhor pão, o melhor fumeiro, as melhores castanhas...tudo! Temos do melhor em cada um destes produtos! Só precisamos de aprender, de uma vez por todas, a valorizá-los e criar condições para que aqueles produtores consigam vendê-los e subsistir do que daí resulta e consequentemente, de forma unânime, levem a todo o mundo o nome do nosso concelho.
Este é um dos melhores investimentos que alguma vez poderemos fazer...
Parabéns à junta de freguesia de Lagoa e às suas gentes pelo trabalho desenvolvido.

Cláudio Trovisco

Sem comentários:

Enviar um comentário