Benjamim Rodrigues destaca a diminuição da dívida e aumento da capacidade de endividamento como aspetos positivos desta prestação de contas:
“A dívida também é notável.
Houve um exercício enorme para a abater e conseguimos diminuir à dívida que herdámos em cerca de 45%, fruto de uma boa gestão. Isto é notável pois é quase transformar uma dívida que existia em metade, em seis anos.
Isto é relativo e vale o que vale pois nós temos de ter dívida para termos evidências de investimento, penso é que tem de ser controlada. Tem de haver alguma saúde financeira para nós também termos alguma capacidade de endividamento, o que neste momento conseguimos aumentar.”
O presidente da autarquia encara a votação como um reconhecimento do “bom trabalho que tem sido feito”:
“Encaro como um reconhecimento do bom trabalho que tem sido feito ao longo dos anos, que culminou com este relatório que tem um novo grafismo, de fácil leitura, preciso, objetivo e perfeitamente demonstrativo de um bom exercício.
Confesso que estranhei um pouco as abstenções, não entendi qual a razão. De certa forma nós não queremos a perfeição nem unanimidade, mas isto releva, de facto, um reconhecimento do bom trabalho que tem sido feito. “
A bancada do PSD resolveu votar a favor, em concordância com a votação dos vereadores eleitos pelo partido em reunião de câmara.
O líder da bancada social-democrata, José Madalena, reforça a justificação da posição tomada com os resultados apresentados, no que diz respeito ao combate às fugas de água no concelho:
Relativamente ao documento subjacente a este relatório de contas, que foi o orçamento de 2022, abstivemo-nos. Mas agora entendemos que, neste caso, relativamente à prestação de contas, que é um documento iminentemente técnico, que traduz a prestação e execução da Câmara relativamente às políticas que definiu, está bem estruturado e traduz uma execução de uma política em que temos algumas divergências, mas que, no global, consideramos positiva e, nomeadamente uma das medidas que preconizámos, que era exatamente o ataque feroz ao desperdício e fugas de água, de facto está a produzir resultados e está no caminho que nós desejamos.
Nesse sentido entendemos votar favoravelmente o documento.”
Duas das abstenções partiram da bancada do CDS.
A justificação é apresentada pela deputada Daniela Rebelo:
“Porque não nos sentimos esclarecidos em todos os parâmetros expostos no documento e porque achámos que um documento com esta complexidade e quantidade de informação deveria ser disponibilizado aos deputados, para uma análise mais minuciosa, com um pouco mais de antecedência, por uma questão de rigor.”
O Relatório de Contas do exercício municipal de Macedo de Cavaleiros em 2022 foi aprovado sem votos contra.
Sem comentários:
Enviar um comentário