Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Festival em Palácios - Bragança recria música e tarefas agrícolas de outrora

O “Lombada- Festival de Música e Tradição” que se realiza em Palácios, Bragança, de 28 a 30 de julho, junta música de gaiteiros e tocadores ao resgate do ciclo do pão e de antigos trabalhos agrícolas, realizados de forma manual.


Organizado pela Associação Cultural e Ambiental de Palácios, aldeia do território nordestino da Lombada, o festival foi apresentado hoje, no Conservatório de Música e Dança de Bragança.

“O objetivo do ‘Lombada- Festival de Música e Tradição’ passa por preservar as tradições culturais desta região e dar a conhecer aos mais novos o trabalho e o esforço que os nossos antepassados tinham nas alturas das ceifas e das malhas que fazem parte do ciclo do pão”, explicou à agência Lusa o presidente da Associação, Raul Tomé.

Assim as gentes da zona da Lombada, em Bragança, vão ceifar o pão à moda antiga, num dos mais antigos festivais da região, que alia as tradições e a música.

Em novembro foi semeada uma terra com cereal que fica situada a cerca de 800 metros da aldeia de Palácios, local onde se vai desenvolver toda esta recriação agrícola.

Há mais de duas décadas que, com o apoio do município de Bragança, este festival raiano é promovido, chamando a esta pequena aldeia participantes portugueses e espanhóis.

“A terra foi preparada para a sementeira e agora chegou a altura de se fazer a ceifa do cereal através de métodos ancestrais”, vincou o dirigente associativo.

O almoço tradicional típico do tempo das colheitas retempera a força para ir até à eira bater o trigo, até separar o cereal da espiga e obter o grão que há de ser moído e dar a farinha para fabricar o pão.

Outro ponto alto do festival é o Encontro de Gaiteiros e Tocadores, com as modas de antigamente, danças e os cantos que acompanhavam os trabalhos agrícolas.

“Os trabalhos agrícolas são acompanhados pelos gaiteiros tradicionais. Antigamente, a música servia para aliviar um pouco esta árdua tarefa, apesar desta prática não ser bem vista pelos patrões, mas ajudava a aliviar o cansaço - porque as pessoas cantavam e paravam de trabalhar. Havia contos próprios que vamos recriar que ajudava a passar a jornada”, explicou Raul Tomé à agência Lusa.

No terceiro e último dia do festival haverá uma reunião de mais 40 tocadores que individualmente ou em grupo vão tocar gaita-de-foles, concertina ou realejo (sanfona), e assim recriar “modas do antigamente”.

FYP // MAG
Lusa /fim 

Sem comentários:

Enviar um comentário