Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 4 de julho de 2023

IPB pode vir a perder 30% dos alunos do concurso nacional de acesso ao ensino superior em 2025

 Em causa está a pretensão de aumentar o número de provas de ingresso para o ensino superior


Para já, espera-se, no próximo ano lectivo, que o instituto aumente a taxa de colocação como tem vindo a acontecer, mas o cenário pode mudar em 2025, segundo explica Orlando Rodrigues, presidente do IPB. “Temos, no próximo dia 6, um Conselho de Ministros temático, sobre o ensino superior, que decorre em Aveiro. Está em equação uma alteração legislativa que não se entende e que terá efeitos catastróficos para o sistema. Pretendem aumentar o número de provas de ingresso para o ensino superior e isso terá como efeito uma redução significativa do número de alunos que entram no ensino superior. Neste momento, o nosso ministério mantém a proposta. Se o Governo vai aprovar ou não veremos no dia 6. Esperemos que não aprove. Não é para entrar já em vigor. Na pior das hipóteses será para entrar em vigor em 2025. Se entrar em vigor prevemos uma redução de 28 a 30% do número de alunos colocados no concurso nacional de acesso”.

Declarações de Orlando Rodrigues à margem da apresentação da oferta formativa para o próximo ano lectivo. O politécnico tem uma nova licenciatura e ao nível dos mestrados são cinco que vão estrear. “Temos uma nova licenciatura. em Direcção e Gestão Hoteleira, a ser lecionada na Escola de Hotelaria e Bem-Estar, em Chaves. Ao nível dos mestrados, temos várias novidades, Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais, Supervisão Pedagógica e Inovação em Educação e Educação Especial e Inclusiva e, por fim, Engenharia Mecânica e Engenharia Electrotécnica e de Computadores, que substituem o antigo mestrado de Engenharia Industrial”.

No que toca a cursos técnicos superiores profissionais, o politécnico também tem três novos. Um deles é em Terapias de Beleza e Bem-Estar. Os outros dois resultam de uma parceria com a empresa LusoRecursos, responsável pela exploração de lítio no Barroso. São em Prospeção Mineral e Geotécnica e em Educação Ambiental. Neste caso, garante-se 80% de empregabilidade. Os cursos técnicos são uma aposta do IPB mas o número de interessados tem vindo a diminuir. “A procura do CTESP tem vindo a descer um pouco em virtude das tendências demográficas e porque a oferta, em particular, aqui na região do Porto e de Braga, onde captamos muitos alunos, ter aumentado. Portanto há mais oferta e menos alunos. Mas a nossa expectativa é que o número de alunos aumente, brevemente, porque são cursos particularmente interessantes na medida em que dão formação superior em dois anos e permitem uma entrada precoce no mercado de trabalho e até que os alunos continuem a estudar”.

Para o próximo ano lectivo há 44 licenciaturas, 37 mestrados e 39 CTESP à escolha no Instituto Politécnico de Bragança. 

Quanto a doutoramentos, o IPB está a preparar a oferta deste ciclo de estudos, sendo que serão criados três, Sistemas Sócio-Ecológicos, Processos e Produtos Sustentáveis e Digitalização e Robótica Inteligente. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário