Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de julho de 2023

Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro. Um festival de quartetos e património

 É uma iniciativa que envolve exclusivamente quartetos nacionais e internacionais, e os concertos são realizados, exclusivamente, em monumentos classificados ou de interesse municipal. De um carácter único e de inegável diferença na sua originalidade, é um festival de música que, ano após ano, deixa boas memórias.


A sexta edição do Festival Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro começou no final de Junho e continua nos meses de Julho, Agosto e Setembro, com concertos em Penedono, Sabrosa, Vila Flor, Macedo de Cavaleiros, entre outras localidades da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

É uma iniciativa que envolve exclusivamente quartetos nacionais e internacionais, e os concertos são realizados, exclusivamente, em monumentos classificados ou de interesse municipal. De um carácter único e de inegável diferença na sua originalidade, é um festival de música que, ano após ano, deixa boas memórias.

No dia 16 de Julho em Penedono, o quarteto Dalma atua na Igreja Matriz de Antas, às 18h. É um projeto inspirado nas diferenciadas sonoridades do violino e que procura, através dos seus elementos, uma viagem musical pelos diferentes estilos e épocas musicais.

No dia 30 de Agosto, às 21h30, é a vez de Sabrosa, que recebe o quarteto de folk céltico, Tor. Membros da Aula de Música Tradicional Gomes Mouro de Ourense, do quinteto tradicional “Os Lubicáns”, e de “Sólidos Galicianos”, colaboradores habituais nos projetos musicais de Pancho Alvarez.

Dia 9 de Setembro o Festival Oito Mãos continua em Vila Flor, com o concerto das Lulavai, às 21h. É um quarteto feminino de harpas celtas que atuam no Pelourinho.

No dia 16 de Setembro, às 21h, é a vez de Macedo de Cavaleiros e do quarteto de acordeão Bayan Quartet. Viajando desde o Barroco ao Contemporâneo, passando pela Música Tradicional Portuguesa esta formação interpreta obras originais de compositores como Gerhard Maasz, Vitorino Matono ou Astor Piazzolla, entre outros.

O Festival Oito Mãos e a sua invulgar força cultural assenta na capacidade de destacar a riqueza do património e de oferecer momentos musicais raros. Força essa que que se constrói e renova em cada edição com a afluência de um público abrangente e normalmente em família.

As cinco edições já realizadas ficam marcadas pela promoção e dinamização cultural de 47 monumentos diferentes em 22 municípios distintos.

Uma organização da promotora sediada em Vila Real De Mi Para Si. Entrada gratuita.

Sem comentários:

Enviar um comentário