Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de julho de 2023

Vinhais investe 772 mil euros no combate ao cancro do castanheiro

 O município de Vinhais iniciou um programa de tratamento do cancro do castanheiro no valor de quase 772 mil euros para evitar danos da doença na cultura mais rentável do concelho transmontano, informou hoje a autarquia.


Vinhais é dos maiores produtores portugueses de castanha, o chamado “petróleo” transmontano pelo valor económico, que tem sido afetada por várias doenças como a tinta, a vespa-das-galhas-do-castanheiro e o cancro.

O município do distrito de Bragança tem no terreno medidas de apoio ao combate a estas pragas e a mais recente é o programa de tratamento do cancro do castanheiro, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

O politécnico, segundo informou o município, é o “responsável pela implementação do programa” no terreno, que teve início na segunda-feira, com os primeiros tratamentos aplicados na freguesia de Sobreiro de Baixo e Alvaredos.

O processo de tratamento do cancro do castanheiro “resulta de um estudo exaustivo do concelho de Vinhais, onde se sabe que existe uma área de plantação de 7.630 hectares, em que 45.779 castanheiros vão ser tratados”, de acordo com a autarquia.

A escolha dos locais e dos castanheiros a tratar “decorre desse mesmo estudo, sem qualquer responsabilidade do município”, explica ainda em comunicado.

Esta ação resulta da candidatura do município de Vinhais ao Programa de Desenvolvimento Regional (PDR) 2020, com vista ao início da aplicação do tratamento nos soutos do concelho.

O tratamento contra o cancro do castanheiro é feito por hipovirulência, com a aplicação de “um agente de controlo biológico formulado no laboratório do Instituto Politécnico de Bragança, explica o município.

O politécnico “foi autorizado para aplicação no terreno pela autoridade nacional, a Direção-geral da Alimentação e Veterinária (DGAV).

A aquisição deste serviço por parte do município ao IPB resulta de um concurso público pelo valor 771.952 euros.

HFI//LIL
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário