Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Feira das Cebolas regressa a Chacim, Macedo de Cavaleiros, nos próximos dias 9 e 10

 No próximo fim de semana, a Feira das Cebolas regressa a Chacim, Macedo de Cavaleiros e conta com diversas atividades.


Este ano, a feira traz algumas novidades. Uma delas é o showcooking, refere Andreia Eugénio, Presidente da Junta de Freguesia de Chacim:

” O seminário é no sábado e é uma das novidades, o concurso de melhor cabo e o showcooking são as outras novidades.”

Para além das novidades deste ano, o cartaz integra diversas atividades que já costumam decorrer nesta feira, como é o caso da tradicional feijoada:

” Sábado temos um seminário sobre a sustentabilidade do olival, onde vamos falar sobre a mobilização dos solos e  a produção biológica. Vamos ter o jantar, com a sopa da cebola e à noite um conjunto. No dia 10, que é o dia propriamente dito da feira, vamos ter a venda da cebola e de produtos locais, o showcooking que vai ser feito por um cozinheiro aqui da aldeia. Temos o almoço tradicional da feira da cebola, a feijoada, e da parte da tarde temos o concurso da maior cebola e a entrega de prémios.”

As expectativas são muito boas, até porque este ano a feira vai decorrer durante o fim de semana:

“Este ano é sábado e domingo, por isso tudo aponta a que seja melhor, se o tempo acompanhar e nos deixar fazer tudo aquilo que temos programado. Temos boas expectativas a nível do número de visitantes e também temos mais atividades, por isso, esperamos mais participantes nas atividades.”

Face ao mau tempo do último fim de semana e dos meses de maio e junho, a cebola de Chacim, contrariamente a outras produções, não foi afetada:

” Não tivemos grandes problemas com a chuva como em algumas aldeias. A chuva ajudou a regar um bocadinho as cebolas. Penso que não houve grande prejuízo, pelo que tenho visto.”

A feira termina com a entrega de prémios do concurso da maior cebola, do melhor cabo encabado e do jogo do chino.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário