Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 9 de setembro de 2023

Gigantes do TT voltam a Vimioso entre 04 e 07 de outubro para o King of Portugal

  Os gigantes do todo-o-terreno automóvel vão voltar a Vimioso, entre 04 e 07 de outubro, para mais uma edição de King of Portugal, com 82 equipas de 15 nacionalidades, disse hoje à Lusa o diretor do evento.

“Vamos ter a participação de 82 equipas, oriundas de 15 nacionalidades, onde o país mais representado logo a seguir a Portugal é a França, o que é uma novidade, visto que anteriormente, o país que mais representação tinha era Espanha”, explicou José Rui Santos.

Na competição com os veículos XXL de todo-o-terreno vão estar ainda equipas vindas de Inglaterra, Itália, Escócia, Alemanha, Bélgica, Suíça e Moçambique.

De acordo com os promotores, o King of Portugal é uma das mais difíceis provas da especialidade, com um traçado misto de grandes pedras, aceiros e asfalto, num total de 400 quilómetros. Durante três dias, homens e máquinas são colocados à prova no circuito disperso pelo concelho de Vimioso, no distrito de Bragança.

“Uma das novidades para edição de 2023 desta prova é que o vencedor irá representar o King of Portugal nos Estados Unidos, na competição King of the Hammers, que é uma corrida ‘off-road’ que combina corridas no deserto e rastreamento de rochas”, explicou José Rui Santos.

A prova de todo-o-terreno automóvel é composta por várias etapas, entre as quais se destacam o circuito da pedreira e os chamados “ovos de dinossauro", tratando-se de uma zona da pista com grandes pedras que “impõem grande destreza por parte dos pilotos e equilíbrio das máquinas.

O traçado do King of Portugal foi todo redesenhado, recuperando troços que já não eram utilizados na competição desde 2014.

Para José Rui Santos, o número de participantes é “uma surpresa”, assinalando que várias equipas acabaram por ficar fora da competição, que também vai decidir o campeão internacional de Ultra Four Racing.

“Esperamos uma grande afluência de público de Portugal, Espanha e França”, vincou o responsável, recordando que o prólogo está marcado para o feriado de 05 de outubro, antecedendo dois dias de competição, que culminam no sábado, dia 07.

Já a autarquia de Vimioso, que investiu cerca de 50 mil euros nesta prova que se realiza há mais de uma década, espera triplicar o investimento em proveitos para o concelho e para a região.

“O King Of Portugal é o maior evento realizado em Vimioso e o que traz mais dividendos económicos para o concelho e para região do Planalto Mirandês, onde o retorno é três vezes superior ao investimento”, referiu o presidente da Câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo.

A organização da prova é da responsabilidade do Clube NorteX4 com o apoio do município de Vimioso e da Federação Portuguesa do Automobilismo e Karting (FPAK).

FYP // JP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário