Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Revisão do Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho deve estar pronta dentro de um ano

 A informação foi avançada pela directora regional do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, no âmbito do 44º aniversário da área protegida


Sandra Sarmento explica que vai ser contratada uma equipa que fará a reconversão do plano para programa, fazendo alguns ajustes. “Queremos acreditar que teremos uma equipa para nos ajudar muito em breve para concluir esta tarefa de recondução do plano a programa e nessa altura conseguirmos encontrar formas de ajustar e corrigir desfasamentos, de dar respostas a algumas das questões identificadas no âmbito da gestão da área protegida”.

O Parque Natural de Montesinho abrange os concelhos de Bragança e Vinhais. A população que habita na área protegida já tinha manifestado descontentamento com algumas regras. Sandra Sarmento acredita que os ajustes que vão agora ser feitos, vão fazer toda a diferença. “Acreditamos que os ajustamentos que é necessário fazer não são ajustamentos de grande monta mas são ajustamentos que vão ao encontro das necessidades identificadas no território, designadamente relacionadas com a actividade agrícola, pecuária e questões relacionadas com o turismo de natureza”.

A directora regional do ICNF realçou ainda que é preciso ter em consideração as preocupações da população. “Temos feito um enorme esforço para conseguirmos garantir este registo de proximidade. A população reclama e bem e nós acreditamos que é fundamental estarmos a trabalhar em conjunto, ouvirmos a população, envolvermo-la cada vez mais. Para isso precisamos de cada vez mais recursos, de pessoas, de ver reforçadas as nossas equipas de vigilantes da natureza, de técnicos superiores”.

O Parque Natural de Montesinho comemorou na semana passada 44 anos. A gestão da área protegida do ICNF. A co-gestão é da responsabilidade dos municípios de Bragança e Vinhais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário