Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Reunião da Federação das Confrarias de Portugal debateu a questão da produção gastronómica nacional

 A Federação das Confrarias de Portugal defende a necessidade de haver uma maior produção gastronómica nacional e, para isso, é necessário que haja mais apoios para os produtores.


Palavras do presidente da federação, Alcides Nóbrega:

” Temos o melhor pão do mundo, uma doçaria fantástica. Também nos destacamos nas sidras e no cuzcuz, em que praticamente esta zona de Vinhais segue a tradição do produto, feito de forma artesanal. Mas precisamos de continuar a produzir produtos nossos para que continuem a aparecer na mesa. Temos que apoiar os nossos agricultores e dar-lhes condições para que possam continuar a plantar centeio, trigo e outros produtos, não esquecendo as carnes e as frutas. Temos produtos excelentes e têm que ser trabalhados com qualidade.”

Alcides Nóbrega explica que o objetivo das confrarias passa por apoiar a gastronomia portuguesa e torna-la uma referência mundial:

” Nós, as confrarias temos que ser conhecidos, e o processo gastronómico e vinícola, pelo facto de sermos um movimento que luta e faz para que cada vez mais a nossa gastronomia e os nosso produtos sejam genuínos e representativos de todo este património, que é a gastronomia portuguesa. Portugal é uma região gastronómica e atualmente são milhares de pessoas que vivem com a gastronomia: a hotelaria, a restauração, os produtores, os comerciantes. Portanto temos que unir tudo o que se relaciona com a gastronomia portuguesa, para fazermos uma referência mundial.”

Este tema esteve em cima da mesa numa reunião que contou com os representantes das confrarias do distrito de Bragança e a autarquia de Macedo de Cavaleiros, que decorreu no Centro Cultural macedense.

O objetivo do encontro foi conhecer a realidade e perspetivas futuras do distrito, no que diz respeito à gastronomia:

 É um das nossas atividades fundamentais, que é ter o conhecimento da realidade de Portugal. Estamos a fazer reuniões por distrito para reunir com os Presidentes da Câmara para sabermos os projetos que existem ao longo do ano e algumas perspetivas do futuro daquilo que se relaciona com a gastronomia. Reunimos com as confrarias de Bragança para saber o que têm em termos de perspetivas.”

Este é um projeto nacional que vai levar reuniões da Federação das Confrarias de Portugal de norte a sul do país.

Fotos: Município de Macedo de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário