Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Vinhais acolhe Rural Castanea de 20 a 22 de Outubro

 De 20 a 22 de Outubro, Vinhais recebe a décima oitava edição da Rural Castanea, sendo que este ano, há mais e melhor castanha, comparando com a campanha anterior, em que, em média, as quebras foram de 60%, por causa da seca


O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, está satisfeito com o cenário. “Os indicadores que temos, que transmitem os produtores, é que este ano a produção será maior do que o ano anterior. Também a qualidade é boa. Sendo um ano bom de castanha é um ano bom para o concelho”.

Paulo Afonso, da Associação Agro-Florestal da Terra Fria Transmontana, a ARBOREA, explicou que a campanha só estará comprometida se o calor se mantiver vários dias. “Para já, a castanha está a ter uma boa colheita, não está a aparecer muito avelada. Os soutos estão muito verdes, o que indica um bom ano de produção. O que pode prejudicar um bocado é se o clima se mantiver tão seco, no período interior de campanha”.

Vinhais é dos concelhos portugueses com maior produção de castanha. Produz, anualmente, entre 13 a 15 mil toneladas, movimentando cerca de 15 milhões de euros. E para não comprometer a fileira, o município tem apostado no tratamento de algumas doenças do castanheiro, sublinha Luís Fernandes. “Na questão da vespa, os indicadores que temos são muito positivos. Não quer dizer que não haja, ainda continua a haver, mas há muito menos. No próximo ano o número de largadas já será menor. O tratamento do cancro do castanheiro também já está a ser feito, em todo o concelho, tendo em atenção o contexto de candidatura que vimos aprovada, mas, para já, não há resultados, mas, segundo o IPB, será possível tratar muitos castanheiros que estão a sofrer da doença”.

A feira serve para valorizar a castanha, não propriamente para escoar o produto, que facilmente se vende, além do certame. Assim, a ideia é também promover e vender os outros produtos endógenos e regionais, nomeadamente o mel, cogumelos e fumeiro, sendo que estarão presentes cerca de 75 expositores.

A hotelaria está lotada para o fim-de-semana da Rural Castanea. O investimento para concretizar a feira ronda os 140 mil euros. Este ano, sobem a palco Bárbara Tinoco, dia 20, e Diogo Piçarra, dia 21. A Rural Castanea conta, novamente, com o Maior Assador de Castanhas do Mundo, com o Magustão da “Família do Tio João”, programa da Rádio Brigantia, as Jornadas Técnicas do Castanheiro, da Apicultura e as Micológicas de Outono, bem como concursos do mel, da castanha e da doçaria com castanha.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário