Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Residentes de Miranda do Douro já estão a usufruir do seguro municipal de saúde com consultas e exames gratuitos

 Os residentes de Miranda do Douro têm agora consultas de generalidade e especialidade e exames de diagnóstico gratuitos


Faz parte do seguro de saúde criado pelo município para toda a população. As primeiras consultas aconteceram ontem.

Joaquim Almeida, de 79 anos, foi dos primeiros mirandeses a usufruir do seguro. Acredita que é uma mais-valia. “Aqui é sempre difícil, vamos para o centro de saúde às cinco da manhã para conseguir uma consulta, chega a hora e não temos. Com o seguro é muito melhor. Vou muitas vezes a Amarante à clinica da Povoa e sou logo atendido”, disse.

O consultório é na Junta de Freguesia de Miranda do Douro. As consultas acontecem à quarta e sexta-feira.

Margarida Garcia, de 84 anos, foi outra das mirandesas a aproveitar uma consulta gratuita. Com o seguro admite que é tudo mais fácil. “Temos que andar sempre a alugar o táxi ou temos que marcar nos bombeiros e temos que esperar e pode demorar um mês. Com o seguro até vamos mais depressa. Se formos a esperar pelo hospital, podemos ter que esperar até um ano. Já me custa a andar e aqui é só atravessar a estrada”, referiu.

O município de Miranda do Douro pretende desta forma responder às necessidades da população, face à falta de serviços e profissionais no centro de saúde da cidade, que tem apenas quatro médicos a tempo inteiro.

No entanto, a presidente da câmara, Helena Barril, salientou que o objectivo não é substituir o SNS. “Desejamos que o Serviço Nacional de Saúde aqui no centro de saúde não se aproveite do seguro municipal para que se ausente de cumprir a função para a qual está legitimado. Nós temos sentido no território que há muitas carências a esse nível e quando o estado começa a falhar nós sentimo-nos na obrigação de ajudar e de trabalhar em paralelo com o SNS”, frisou.

O seguro faz parte de uma parceria entre a câmara e a Casa de Saúde de Viseu, onde se podem realizar consultas de especialidade e também exames. O transporte até ao hospital também é gratuito.

O director, Nuno Barroso, explicou que nem sempre os mirandeses terão que se deslocar a Viseu. “Tudo o que pudermos fazer em Miranda do Douro, podermos fazer, vamos fazer. Aquilo que não conseguirmos é que também teremos que levar para outras instalações. Por isso, teremos que os levar para outras instalações, poderá ser também para a Guarda, onde teremos também equipamento e algum tipo de especialidades e depois irá o resto para Viseu”, disse.

Está já a funcionar o Seguro Municipal de Saúde de Miranda do Douro. Todos os residentes do concelho, de todas as faixas etárias, vão poder usufruir de consultas e exames gratuitos.

Um investimento de 690 mil euros da câmara durante os restantes dois anos de mandato.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário