Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Celina Pinto premiada pelo trabalho no Museu da Terra de Miranda

 A diretora do Museu da Terra de Miranda, Celina Bárbaro Pinto, recebeu o Prémio de Mérito Profissional na área da Museologia, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).


A distinção é um reconhecimento do trabalho e dedicação à promoção e divulgação da museologia e da cultura das Terras de Miranda a nível nacional e internacional. “Neste caso não houve concurso e o prémio foi atribuído por um júri e, como tal, é muito importante. É um reconhecimento e estou muita satisfeita, não por mim, e em termos pessoais, mas pelo reconhecimento que é feito, neste caso, ao Museu da Terra de Miranda e ao território. Vale muito, por isso. Gostava de o atribuir a todos os mirandeses e aos que amam este território”, explicou Celina Bárbaro Pinto ao Mensageiro.

Sem esquecer que o Interior “é um território de luta e de intervenção”, destaca a diretora mirandesa, o galardão é um reconhecimento a nível nacional e por isso tem, ainda, maior importância. “Havia outros como a diretora do Algarve, o diretor do Museu de Arte Antiga, que são pessoas de grande calibre e habituados a serem premiados. Ao ser-me atribuído a mim, enquanto diretora, é um reconhecimento para o museu e para o território. Estou feliz por isso. Finalmente conseguimos valorizar o património da região e, principalmente, o património etnográfico”, referiu Celina Bárbaro Pinto.

O edifício do Museu da Terra de Miranda está a sofrer uma intervenção profunda. Os trabalhos iniciados em julho de 2023 no melhoramento do edifício estão concluídos, mas agora vai ser lançada a segunda fase para as obras mais técnicas. “Vais ser aberto um novo concurso para a segunda etapa. Estas coisas na Administração Pública demoram algum tempo. Estamos num impasse para adjudicar as obras mais técnicas. Só depois destas obras poderemos começar a instalar o museu propriamente dito”, adiantou ao nosso jornal.

Encontro decorre a empreitada no edifício do museu está funcionar no antigo Paço Episcopal, onde está exposta parte da coleção e do acervo.

O museu deverá reabrir as portas ao público no próximo ano completamente renovado e adaptado a novas museologias e linguagens. “Vamos mostrar a cultura deste território e no património etnográfico e torná-lo apelativo, também para despertar o interesse das gerações mais novas. Este é o nosso grande desafio. Será um museu representativo da cultura, da etnografia, da língua, do património e da antropologia”, avançou a responsável que espera que o espaço remodelado “venha a surpreender pela positiva, onde o visitante fica expetante e quer regressar, por isso vamos usar as técnicas tradicionais, mas com conhecimento através das novas tecnologias e equilibrado entre o tradicional e o contemporâneo”.

O MTM é um dos mais visitados do distrito.

GL

Sem comentários:

Enviar um comentário