Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de junho de 2024

Anulada absolvição de mãe que abandonou cinco filhos em Bragança

 O caso remonta a fevereiro de 2021, quando cinco crianças, que tinham entre 1 e 12 anos, foram encontradas sem condições de higiene e abandonadas pela mãe, uma mulher de 43 anos, em Bragança.


Em janeiro do presente ano, a mulher tinha sido absolvida pelo Tribunal de Bragança pela prática de crimes violência doméstica, no entanto, esta decisão acabou por ser anulada pelo Tribunal da Relação de Guimarães.

Segundo avança o Jornal de Notícias, a mulher foi condenada a quatro anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo período, ficando sujeita a regime de prova que implica a participação da arguida num programa que visa melhorar as competências parentais tendo, ainda, de pagar uma indemnização no valor de 200 euros por cada vítima.

De acordo com o Tribunal da Relação de Guimarães “uma mãe que deixa os 5 filhos sozinhos em casa, um com 12 anos, outro com 7 anos, outro com 5 anos, e dois gémeos com 19 meses, durante 4 dias enquanto vai tratar das unhas e do cabelo a Lisboa, comete um crime de violência doméstica”.

O caso aconteceu entre os dias 16 e 20 de fevereiro em 2021. A família residia em Bragança e a mãe encontrava-se desempregada e não teria suporte familiar.

Esta terá sido a primeira vez que a Polícia de Segurança Pública se deparou com uma situação destas na região. À data, a PSP explicou, em declarações à Lusa, que as crianças se encontravam “descalças e vestidas com pijamas, sem qualquer conforto e com total desleixo e falta de higiene”.

Durante cinco dias estiveram ao cuidados do irmão mais velho, com 12 anos. Na habitação, para além de encontrarem “sacos com lixo doméstico e restos de comida, panelas e pratos também com restos de comida, num ambiente nauseabundo”, os agentes encontraram, também, objetivos cortantes, como facas e tesouras.

Jornalista: Lara Torrado

Sem comentários:

Enviar um comentário