Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Salsas tem agora um centro interpretativo que explora cultura celta em Trás-os-Montes

 Abriu portas, na semana passada, um centro interpretativo da cultura celta, em Salsas, no concelho de Bragança


Segundo a criadora, Ana Telma Rocha, uma actriz da aldeia de Moredo, no concelho de Bragança, que trabalha em Londres, este assentamento celta, que inaugurou na quinta-feira, a propósito do arranque do Verão, servirá para explorar a cultura celta em Trás-os-Montes. “É um sítio onde várias culturas com uma história em comum se sentam e contam histórias. Para os transmontanos contar histórias ao povo, mas os nossos irmãos celtas também, portanto estamos a convidá-los para podermos contar histórias uns aos outros e podermos explorar a nossa identidade celta, que é muito forte em Trás-os-Montes”, disse.

O centro foi inaugurado com um ritual de boas-vindas ao solstício de Verão, em que se pediu que o Verão não seja muito quente e que não haja muitos fogos. O ritual celta foi feito na língua irlandesa mas integrou palavras transmontanas, cruzando as duas culturas.

E depois desta, outras actividades estão já pensadas. “Um dos nossos primeiros convidados é o professor António Tiza, que tem um trabalho incrível na nossa região, em termos de recolha e que percebe as tradições celtas. Depois vamos ter outros, desde escultores, pintores, cantores”, adiantou.

Para a criação deste centro, a actriz teve a ajuda da Associação dos Amigos dos Caretos de Salsas, sendo que na região, de visita, já estiveram dois parceiros do centro, um druida cantor e um violinista da orquestra filarmónica de Londres, assim como o actor irlandês Jack McEvoy, que integrou a série Vikings.

A transmontana, natural de Moredo, foi a co-fundadora da primeira companhia feminina de teatro de Shakespeare, em Londres, que nasceu em 2008.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário